Rondônia - 20 de setembro de 2018
Home / Notícias / Norte / Rondônia / Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável indica membros do Comitê Gestor do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos

Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável indica membros do Comitê Gestor do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos

A reunião ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) ocorrida na manhã de terça-feira, 15, na sede da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), indicou oito instituições que irão formar o Comitê Gestor do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos/PAA Rondônia. Presidida pela secretária estadual adjunta da Seagri, Eloísa Bertoletti, a reunião contou com a maioria dos membros que compõem o CEDRS.

imagem16-05-2018-21-05-32

Oito instituições formarão o Comitê Gestor do PAA

O Programa Estadual de Aquisição de Alimentos de Rondônia, na modalidade compra direta e doação simultânea, foi instituído pela Lei n. 3993, de 14 de março de 2017, com a finalidade de fortalecer a agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais, promovendo inclusão econômica e social, produção com sustentabilidade, processamento e industrialização de alimentos e geração de renda, além de incentivar o consumo e a valorização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais, além de acesso à alimentação com qualidade às pessoas em situação de insegurança alimentar.

O Decreto n. 22708, de 22 de março de 2018 regulamenta a Lei 3993 e cria em seu capítulo III, artigo 17, o Comitê Gestor Estadual do PAA Rondônia, um colegiado técnico, formado por representantes de órgãos e organizações da sociedade civil, participantes do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural, que contruibui na gestão do programa e auxilia na transparência de sua execução.

As organizações indicadas para compor o Comitê Estadual do PAA/Rondônia foram: Secretaria de Estado da Agricultura; Delegacia Federal da Sead no Estado de Rondônia; Secretaria de Estado do Planejamento; Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-RO; Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagro); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-RO); Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac-RO) e Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura (Consemagri).

O Comitê será formado por membros titulares e suplentes das respectivas instituições, designados por atos do secretário estadual da Agricultura, com mandato de dois anos e permitida uma recondução de igual período e será presidido por representante da Seagri ou Emater-RO. É um colegiado técnico permanente, com a incumbência de acompanhar a implementação do programa, elaborar relatórios e notas técnicas, além de acompanhar a metodologia utilizada pelo acordo de cooperação existente entre Seagri, Conab e Fetagro para pesquisa e homologação de preços, com base em normas da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Em Rondônia, o PAA já é operacionalizado desde 2011 pela Seagri, em parceria com a Emater-RO e prefeituras municipais, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), tendo sido investidos até então cerca de R$53 milhões de reais. A execução do programa entre 2017/2018 teve aporte de R$ 11,2 milhões de reais, atendendo a 3.278 produtores familiares e 733 entidades assistenciais com a doação dos alimentos adquiridos. Os recursos a serem destinados ao PAA Estadual poderão fortalecer a execução do programa nos 52 municípios do Estado. O PAA colabora para a diversificação das culturas e garante alimentação adequada a famílias em situação de risco nutricional.

Leia mais:

Equipamentos fortalecem agricultura familiar em Campo Novo