Rondônia - 19 de setembro de 2018
Home / Notícias / Norte / Roraima / ANIVERSÁRIO – Ipem completa 15 anos de atividades em Roraima | RORAIMA

ANIVERSÁRIO – Ipem completa 15 anos de atividades em Roraima | RORAIMA

ANIVERSÁRIO IPEM (1)

Em comemoração à data, servidores receberam homenagens pela dedicação ao Instituto

O Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Roraima) celebra nesta quarta-feira (16), 15 anos de atividades desenvolvidas em prol dos direitos do consumidor e da garantia da justa concorrência entre os fornecedores.

Em comemoração à data, a presidente do Ipem, Isabella Dias, entregou outorgas de menções honrosas para os servidores com mais tempo de serviço no Instituto e para as equipes que ultrapassaram as metas de trabalho de 2017.

Para o servidor Airton Frota, que há 15 anos desempenha atividades no Instituto, foi uma honra receber esse reconhecimento. “Me sinto grato pelas palavras de apoio e agradecimentos que recebi. Passei por muitas gestões de governo e de presidentes dentro do Ipem, cultivei grandes amizades e tenho lugar como uma segunda família, mas essa é a gestão que mais respeitou e se sensibilizou com nosso trabalho. Percebemos o empenho e esforço da presidente para melhorar nossas condições de trabalho.”

imagem17-05-2018-00-05-43

Segundo Isabella Dias, é por causa da dedicação dos servidores que estamos conseguindo reconhecimento, tanto no Estado, como em nível nacional, junto ao Inmetro (Instituto Nacional de Qualidade, Metrologia e Tecnologia).

“São 15 anos de um trabalho solidificado, sério e comprometido, que não está diretamente ligado às ações mais impactantes de um governo, como saúde, educação e segurança, mas que caminha lado a lado com todos esses segmentos. O Instituto desempenha atividades de extrema importância, com reflexos diretos na proteção dos direitos do consumidor e na garantia de justa concorrência entre os mais diversos ramos de fornecedores, contribuindo com a economia e o desenvolvimento de Roraima” destacou Isabella.

O secretário-chefe da Casa Civil, Frederico Linhares, esteve no instituto representando a governadora Suely Campos, e mencionou a importância do trabalho do órgão para a sociedade. “O Ipem tem um papel de grande importância para a população, pois exerce atividades que ajudam a preservar os direitos das pessoas. A governadora Suely tem um grande orgulho desse Instituto, que é um dos mais eficientes em relação aos outros Estados, e mesmo com uma equipe pequena e cumpre suas metas junto ao Inmetro com excelência”, mencionou.

ATUAÇÃO – Órgão delegado do Inmetro, o Ipem realiza um trabalho diário de fiscalização e certificação de serviços e produtos regulamentados pelas leis federais. E nos últimos anos, obteve avanços significativos, que contribuíam para melhoria dos serviços prestados à sociedade.

Entre as principais conquistas do Instituto em 2017, está a aprovação da construção da nova sede, estrutura que vai abrigar laboratórios de ensaios, com tecnologia atualizada, melhorando os serviços prestados à sociedade.

Além disso, cerca de 500 mil reais foram investidos em equipamentos, recursos disponibilizados pelo MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), com apoio do atual ministro Marcos Jorge, contribuindo para compra de móveis, equipamentos de informática e aquisição de novos veículos.

“Só na atual gestão de Governo, foram mais de 27 mil instrumentos verificados pelos técnicos das divisões de Metrologia, Pré-medidos, Fiscalização e Qualidade. Ações com totalização média de arrecadação de mais de R$ 5,5 milhões nos últimos três anos. O Instituto ainda tem muito para crescer, mas já nos sentimos felizes pelas conquistas alcançadas até aqui”, enfatizou Isabella.

HISTÓRICO – Criado em 2003, o IPEM-RR é uma autarquia com personalidade jurídica, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial. O Instituto tem atuação realizada por meio de um convênio de cooperação técnico-administrativo entre o estado de Roraima e o Inmetro, onde executa ações de fiscalizações planejadas pelo Instituto Nacional de forma periódica no decorrer do ano, em todos os municípios do Estado.