Rondônia - 23 de setembro de 2018
Home / Notícias / Norte / Roraima / JOGOS ESCOLARES – Governo do Estado lança mais uma edição dos Jogos Escolares | RORAIMA

JOGOS ESCOLARES – Governo do Estado lança mais uma edição dos Jogos Escolares | RORAIMA

JOGOS ESCOLARES (4)

A 47ª edição dos Jogos Escolares de Roraima terá uma duração de dois meses e meio! Isso porque a competição será regionalizada, com disputas classificatórias regionais em cinco municípios: Uiramutã, Caracaraí, Rorainópolis, Alto Alegre e Bonfim. Haverá também a classificatória na capital, Boa Vista, tudo isso nos meses de maio e junho.

O lançamento oficial da competição foi nesta terça-feira, 15, no Palácio Senador Hélio Campos.“Eu me sinto muito feliz e honrada em ter resgatado o maior evento desportivo do nosso Estado. Como podemos conceber o governante que não incentiva o esporte? Não podemos aceitar, é por isso estamos resgatando os jogos e mantendo essa tradição em Roraima”, disse a governadora Suely Campos.

A abertura da 1ª etapa classificatória será no Uiramutã, nesta quarta-feira, 16, na Escola Estadual Joaquim Nabuco. Esta fase segue até o dia 20 de junho, com disputas nas modalidades de futsal, tênis de mesa e vôlei de praia.

Ao todo mais de 5.000 alunos-atletas participam desta edição dos Jogos Escolares de Roraima, competindo em 13 modalidades diferentes.

HOMENAGENS – Na solenidade de lançamento, alunos-atletas e técnicos receberam uma placa em homenagem pela importante contribuição no desenvolvimento desportista no Estado. Um deles foi o judoca Danilo Rodrigues de Brito, medalhista na categoria mirim do judô.

imagem16-05-2018-22-05-41

“Estou muito feliz pelo reconhecimento, me sinto muito orgulhoso e espero que neste ano, também possa ter um ótimo resultado e um bom desempenho”, disse Danilo.

Ainda no judô, o técnico Sergio Borba acompanhou por vários anos as equipes nos jogos escolares e explicou que a revitalização dos moldes dos jogos na fase estadual tem sido importante para os atletas do Estado.

“Os jogos escolares têm permitido aos nossos jovens mais inspiração na prática de atividade física saudável, com mais qualidade de vida. Isso permite também, que mais e mais jovens possam a aderir às modalidades nas escolas”, explicou Borba.

PRÓXIMAS ETAPAS – As próximas fases regionais serão disputadas em quatro localidades. Em Caracaraí, participam estudantes do município, além de Mucajaí e Iracema. As disputas serão de 23 a 27 de maio, mas modalidade de futsal, tênis de mesa, futebol, xadrez e voleibol.

Os alunos-atletas de Rorainópolis, Caroebe, São Luiz e São João da Baliza irão competir nas modalidades de futsal, tênis de mesa, futebol, vôlei de praia e xadrez, entre os dias 30 de maio e 3 de junho. Essa fase será disputada em Rorainópolis.

No Alto Alegre, além dos estudantes do município, alunos de Pacaraima e Amajari vão disputar as modalidades de futebol, xadrez e futsal, entre os dias 6 e 10 de junho.

 O Bonfim vai sediar a 5ª fase regional para as escolas do município e também de Normandia e Cantá. De 12 a 16 de junho serão disputadas as modalidades de futsal, xadrez e tênis de mesa. A última etapa classificatória será a de Boa Vista, entre os dias 8 e 10 de junho.

REFORMA GINÁSIOS – Os ginásios das sedes regionais das competições estão sendo revitalizados para receber os atletas durante o 47º Jogos Escolares de Roraima.

O Ginásio Barandinha, localizado no município de Caracaraí, há mais de 10 anos não recebia nenhum tipo de melhoria. Desde 30 de abril, 40 operários da Dief (Divisão de Estrutura Física) da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto) estão revitalizando o ginásio, contemplando as partes elétrica, hidráulica, sanitária e predial.

Outro centro esportivo revitalizado é o Ginásio Poliesportivo de Rorainópolis, que há mais de 16 anos está abandonado, sem condições de receber competições esportivas.

“As escolas estaduais que servirão como alojamento para os estudantes também receberão manutenção corretiva nas partes elétrica e hidráulica, como forma de garantir que os estudantes estejam bem acomodados durante os dias de competição”, finalizou o secretário estadual de Educação e Desporto, José Gomes.