Rondônia - 19 de agosto de 2018
Home / Notícias / Nordeste / Maranhão / Governo do Estado oferta cursos para usuários da Cozinha Comunitária de São Luís – Maranhão

Governo do Estado oferta cursos para usuários da Cozinha Comunitária de São Luís – Maranhão

imagem17-05-2018-17-05-34

imagem17-05-2018-17-05-35

Governo do Estado oferta cursos para usuários da Cozinha Comunitária de São Luís. (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), está ofertando às famílias que se alimentam na Cozinha Comunitária de São luís, uma oficina de confecção de bombons caseiros. O curso, iniciado na segunda-feira (14), se estenderá até a sexta-feira (18) e tem como objetivo capacitar e motivar os participantes a buscarem alternativas para aumento da renda familiar.

De acordo com o secretário da Sedes, Francisco Oliveira Júnior, a ação é uma maneira de dar condições técnicas para que os participantes tenham a oportunidade de iniciar um pequeno negócio ou qualificar o trabalho daqueles que já desempenham funções afins às do curso.

“Nosso público são pessoas que possuem baixa renda e que vivem em comunidades carentes de São Luís. A Cozinha Comunitária, localizada no bairro do Bequimão, se tornou um espaço não só para a oferta de alimentação gratuita às famílias cadastradas, mas um espaço onde se aprende novas funções e meios que contribuem para o aumento da renda dessas famílias”, disse o secretário.

Para a dona de casa, Maria Antônia Pinho, de 43 anos, o curso de bombons vai ajudá-la a iniciar um pequeno negócio em sua própria residência. “Estou desempregada e não tenho ainda como ajudar com as despesas de casa. Com o curso, estou aprendendo a fazer bombons de chocolate e bombons com recheios de frutas e me sinto muito motivada a fazer as receitas em casa e começar a vender os produtos feitos por mim mesma”, disse dona Antonia.

Objetivo similar ao de dona Antônia, tem Cecília Araújo, de 31 anos, que já está participando da terceira capacitação na Cozinha Comunitária do Bequimão. “Já fiz o curso de panificação, de fabricação de salgados e agora estou participando do de bombons caseiros. Como tenho dois filhos pequenos e não tenho com quem deixá-los para trabalhar fora de casa, estou comprando aos poucos todo material necessário para eu começar a confeccionar e vender em casa mesmo os produtos que já sei fazer”, explicou.

Mais capacitações

Outra comunidade que também está recebendo as capacitações é a do Anjo da Guarda, bairro onde está localizado um dos sete Restaurantes Populares da capital. Lá, os participantes estão recebendo aulas sobre Educação Alimentar e Nutricional, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi).  Durante o curso, que iniciou nesta quarta e se será concluído na quinta (17), os 23 participantes estão recebendo orientações sobre como utilizar partes dos alimentos que geralmente são desperdiçadas como, por exemplo, talos, folhas e sementes. Após o término das capacitações, todos os participantes receberão certificados de conclusão do curso.

imagem17-05-2018-17-05-38

Capacitação no Restaurante Popular do Anjo da Guarda. (Foto: Divulgação)

Comentários

Comentários