Rondônia - 21 de outubro de 2018
Home / Notícias / Política / Plenário fará sessão especial para marcar os 45 anos da Embrapa

Plenário fará sessão especial para marcar os 45 anos da Embrapa

Os 45 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) serão lembrados em uma sessão especial no Plenário do Senado na quinta-feira (24), às 9 h. A ideia da homenagem é de um grupo de sete senadores, que destacaram a importância da instituição para o desenvolvimento econômico e social do país.

Segundo eles, a Embrapa tem inovado por meio de sua rede de inteligência, fortalecendo a agricultura e a pecuária nacionais.

“É importante destacar que o Brasil aumentou, nos últimos 45 anos, a produção de grãos em mais de 555%, com a ajuda das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa, sem ampliar a área plantada em grandes proporções (163,43%). São atualmente 80 programas de melhoramento genético focados em diferentes segmentos, incluindo grãos, pastagens, frutas, hortaliças, mandioca, espécies florestais, além de pecuária e aquicultura”, afirmam no requerimento.

Os parlamentares também destacam o comprometimento da empresa na busca por soluções sustentáveis, como prevê a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a declaração dos 17 Objetivos ao Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Criada em abril de 1973, a Embrapa é uma empresa pública, com sede em Brasília, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Suas unidades de pesquisa espalhadas pelo país são especializadas em assuntos diversos, que vão do algodão (na Paraíba) ao gado de leite (Zona da Mata mineira), passando por agrobiologia (Rio de Janeiro) e arroz e feijão (Goiás).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)