Rondônia - 18 de junho de 2018
Home / Notícias / Norte / Roraima / VILA JARDIM – Governadora Suely Campos lança pacote de ações para Residencial | RORAIMA

VILA JARDIM – Governadora Suely Campos lança pacote de ações para Residencial | RORAIMA

AÇÕES VILA JARDIM (3)????????????????????????????????????

Na noite desta quinta-feira, 25, no Residencial Vila Jardim, o Governo do Estado lançou um grande projeto de ações sociais para os próximos meses que será realizado no local. Quase três mil famílias que vivem na região terão acesso a diversos serviços nas áreas de saúde, promoção social, segurança pública e cidadania.

As ações, que contemplam atendimentos de saúde, reuniões com os moradores, palestras e capacitações para síndicos e membros de associações iniciam já nesta sexta-feira e sábado (25 e 26) no Colégio Militar Estadual Irmã Teresa Parodi.

A governadora Suely Campos detalhou na ocasião que dentre as ações previstas para os próximos meses, estão novos cadastros e posterior entrega do Balcão de Ferramentas, mais de 15 cursos e capacitações do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) oficinas de artesanato e gastronomia, uma sede do Clube de Mães para o residencial e edições da Caravana do Povo, com atendimentos de saúde e exames com a Carreta Saúde da Mulher, emissão de carteira de trabalho, além da presença constante da Polícia Militar, atendimentos da Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda), Instituto de Identificação da Polícia Civil e da Defensoria Pública, além de atualização de dados do programa Crédito do Povo, com esclarecimento de dúvidas e palestras informativas.

“Tive o privilégio de entregar as chaves em dezembro de 2015 deste que é um dos maiores residenciais do país. Sabemos que a população daqui mora num ambiente muito novo e requer uma atenção especial do Governo. Por isso decidimos que esta é uma boa maneira de começar a implantar políticas públicas no local. A parceria com o Sistema S nas qualificações profissionais será algo muito importante para impulsionarmos a geração de renda e a economia da região”, disse a governadora.

Durante o evento, a governadora anunciou ainda o lançamento da Tarifa Social de Água, que deve reduzir as contas dos moradores de baixa renda. As ações acontecem entre os meses de junho e dezembro, na quadra do Colégio Militar Estadual Irmã Teresa Parodi.

A secretária da Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social), Emília Campos, relatou que o trabalho técnico-social será extenso e contínuo para que o Vila Jardim possa ter acesso a capacitações e geração de renda.

“O Vila Jardim tem uma população de quase 12 mil moradores e agora terá uma oportunidade muito grande de qualificação de ponta, possibilitada pelo Governo do Estado. Além disso, a Setrabes estará presente com um plantão social à comunidade para dar suporte aos síndicos que fazem parte do Residencial, identificar as demandas relativas ao lugar e encaminhá-las para nossos programas sociais e ações de governo”, ressaltou.

POSSE – Durante o evento foi realizada também a posse da 1ª Associação de Moradores do Vila Jardim, que tem 12 membros, entre síndicos dos prédios do residencial.

O presidente recém-empossado da associação, Evandro Pereira, relatou que há dois anos surgiu a ideia de formar a associação, e que com a união dos moradores foi possível se organizarem em prol do Vila Jardim.

“Nosso objetivo é trazer bem-estar para os moradores, projetos e parcerias como essa que nos foi apresentada agora pelo Governo do Estado. Essa grande ação com certeza será muito bem vinda para todos aqui. Esse primeiro passo é de muita importância para nós, pois agora nos próximos dias já vamos começar a realizar cursos”, disse.

A dona de casa e moradora do Vila Jardim, Inês Monteiro, também acredita que o pacote de ações será muito positivo para o residencial.

“É um sonho. O residencial é muito jovem e precisa de incentivo para que a gente consiga crescer de uma maneira legal e ordenada. Esses cursos profissionais para a população e toda a atenção vem num momento ideal pois ainda estamos no começo de tudo. A governadora teve uma decisão muito sábia, corajosa e pioneira. Estamos muito agradecidos”, finalizou.

GOVERNO NO VILA JARDIM – Em dezembro de 2017, foram entregues os contratos aos moradores do Residencial, atestando propriedade do imóvel, garantindo segurança às famílias que ali residem.

A Escola Estadual Irmã Tereza Parodi teve o ensino militarizado e também foi a primeira a receber o RR Educa – plataforma digital que garante a integração entre professores, alunos e pais, melhorando o estudo e pesquisas.

Entre 2016 e 2017, foram realizados mais de 15 mil atendimentos pelo Governo do Estado no Vila Jardim, em duas edições da Caravana do Povo e uma edição da ação “Mulher, o Governo mais perto de você”.

Em 2016, o Balcão de Ferramentas entregou no Vila Jardim mais de R$ 52 mil em equipamentos a 20 beneficiários.