Rondônia - 19 de outubro de 2018
Home / Notícias / Nordeste / Maranhão / “Todos somos protagonistas”, diz aluno na reta final do Encontro de Grêmios do Maranhão – Maranhão

“Todos somos protagonistas”, diz aluno na reta final do Encontro de Grêmios do Maranhão – Maranhão

imagem13-06-2018-21-06-30

imagem13-06-2018-21-06-32

Alunos durante o Emaranhando Sonhos. (Foto: Divulgação)

As etapas regionais do Encontro de Grêmios Estudantis do Maranhão estão na reta final. Elas funcionam como os preparativos para o 1º Encontro Estadual de Grêmios no Maranhão, nos próximos dias 20 a 22 deste mês, na capital.

As etapas estão sendo feitas em 19 regionais, envolvendo dezenas de cidades, dentro do projeto Emaranhando Sonhos, do Governo do Maranhão. Em cada regional, são eleitos os delegados municipais que vão representar os grêmios das escolas no Encontro Estadual.

“É um privilégio participar de um evento como este, onde temos contato com uma variedade grande de manifestações culturais e, principalmente, conviver em harmonia com a diversidade. Todos nós somos protagonistas, independentemente de raça, religião e gênero. E devemos mostrar através das nossas atitudes o que temos em mente”, diz Lucas Demétrio, 17 anos, de Poção de Pedras, que participou do encontro na Regional de Pedreiras.

Em Pedreiras, participaram 322 alunos de 13 cidades. Para Maria Eduarda, 16 anos, de Lago da Pedra, “o mais importante deste evento é fazer com que nossa voz seja ouvida e que nossos sonhos, entre eles uma educação de mais qualidade, sejam realizados”.

Celebrar a juventude

O gestor da Regional de Pedreiras, Márcio Sampaio, concorda: “Para celebrar a juventude, nada mais justo que um encontro como o Emaranhado Sonhos, onde os jovens têm a oportunidade de sonhar e buscar uma educação melhor para o Maranhão”.

“Estudante não é só o futuro, mas também o presente””, afirma Leonardo dos Santos, coordenador do projeto Emaranhando Sonhos.

Já a etapa de Rosário, nesta semana, reuniu 18 escolas de oito municípios. “É um grande projeto. Estamos aqui com o objetivo de implementar grêmios estudantis em todas as escolas”, diz João Victor Souza, 16 anos, de Bacabeira.

Raianny Batista, 17 anos, é presidente de grêmio em Barreirinhas e diz que, com o encontro, “podemos trocar experiências e ideias, além de comentar as dificuldades do dia a dia e adquirir conhecimento para que saibamos lidar melhor com isso”.

A última etapa regional antes do Encontro Estadual é em São Luís, nesta quinta-feira (14).

Expansão

Quando o governador Flávio Dino assumiu o Governo do Maranhão, existiam apenas 33 grêmios estudantis formalizados na rede estadual de ensino. Hoje, esse número passou para 202, com proposta de chegar a mais de 400.

Comentários

Comentários