A Central de Atendimento do Sebrae no Paraná teve seu modelo inovador reconhecido pelo Prêmio Smart Customer – Services, Telecom & Utilities 2018, em cerimônia realizada em São Paulo, na quarta-feira (13). O projeto levou o bronze em “Inovação em Relacionamento”, que reconhece “melhores práticas de empresas que tenham criado e implementado estratégias inovadoras de relacionamento com o consumidor, como fidelização, atendimento, vendas, retenção e outros”. O ouro da categoria ficou com a empresa de telefonia Oi.
Desde 2013, o Smart Customer – Services, Telecom & Utilities já premiou empresas como Oi, Sky, Tim, Net, Eletropaulo, Embratel e Light, nas categorias Inovação em Relacionamento; Respeito ao Cliente; Relacionamento B2B; Relacionamento com o Público Interno; Responsabilidade Social; Relacionamento Digital; e Tecnologia para Relacionamento. Para conferir a lista completa de ganhadores, basta acessar: www.smartcustomer.com.br
O prêmio é realizado anualmente pela Garrido Marketing e InovaFocus. Podem participar empresas de Serviços, Telecom & Utilities, bem como suas terceirizadas e fornecedores de tecnologia, consultoria e outros. Entre os critérios avaliados estão indicadores que comprovem resultados obtidos, principalmente, nos rankings dos órgãos de defesa do consumidor, que demonstrem o quanto a empresa está bem classificada em relação às exigências regulatórias.
Para o diretor de Operações do Sebrae no Paraná, Julio Cezar Agostini, o reconhecimento em nível nacional reflete o processo de transformação digital iniciado na instituição cujo foco está em atender demandas dos empreendedores de micro e pequenas empresas diante da nova economia. “O Sebrae vem trabalhando forte na criação de soluções digitais para contribuir com o ambiente de negócios e avançar na qualidade de atendimento aos empreendedores. A premiação nos desafia a seguir neste caminho de transformações e ajudar os micro e pequenos a se conectar com a cultura da inovação”, analisa Agostini.
Coordenadora de Atendimento Digital do Sebrae no Paraná, a consultora Cristiane Regina Sucharski de Almeida comemora a premiação. “Participar desse prêmio foi uma forma de balizar nossa operação com o mercado. E o troféu só atesta que estamos adequados ao mercado, mostrando que inovação e excelência são valores realmente praticados pelo Sebrae”, comemora.
Para o gerente da Unidade de Atendimento Digital (UAD) do Sebrae no Paraná, Rainer Junges, o prêmio é um reconhecimento a toda a equipe, que acredita na missão de ajudar os empreendedores a crescer. “Sabemos que todo empreendedor mata um leão por dia e mantém seu negócio com muita batalha diante das oscilações de mercado e da burocracia. Nós temos que ser acessíveis, oferecer respostas rápidas e ser o ponto de apoio. E esse prêmio aponta que estamos no caminho certo nessa tarefa de fazer a vida dos pequenos empresários paranaenses melhor”, destaca.
O resultado para o cliente está em receber um atendimento ágil e conveniente, uma vez que pode acessar soluções a distância, bem como ser orientado para o atendimento presencial customizado. Hoje, a Central de Atendimento não tem mais ativo de vendas, sendo 100% focada no receptivo, e não atua mais como SAC, mas oferece orientações empresariais de forma mais completa. Os canais de atendimento digital foram ampliados para sete: Chat (www.sebraepr.com.br); E-mail ([email protected]); WhatsApp: (41 99787-8003); Facebook (sebrae/pr); Autoatendimento (https://sebraepr.zendesk.com/hc/pt-br); Telefone (0800 570 0800) e Fale com um Especialista (www.sebrae.com.br, no canal de chat e e-mail atendido para o Sebrae Nacional).
De janeiro a abril de 2018, foram 31.452 atendimentos realizados pela Central do Sebrae no Paraná, que conta com 32 atendentes, divididos em dois turnos. Isso aponta para uma média mensal de 7.863 atendimentos, ou cerca de 400 por dia. A satisfação média dos clientes é de 95%.