domingo, 11 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Seminário reúne especialistas em análises sobre a macrometrópole paulista | São Paulo

15/06/2018
in São Paulo

Apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a pesquisa “Governança ambiental da macrometrópole paulista face à variabilidade climática” foi tema de seminário realizado pela entidade. O assunto é analisado por um grupo de quase 40 pesquisadores de instituições paulistas.

Os estudos envolvem as localidades que abrangem 170 cidades das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e entorno do Vale do Paraíba. Vale destacar que, segundo especialistas, as mudanças climáticas podem agravar os problemas dos municípios, uma vez que a urbanização gera diversos riscos.

Eixos

Em linhas gerais, o projeto tratará de cinco eixos principais e interdisciplinares: análise de vulnerabilidades, serviços ecossistêmicos, energia, mudanças climáticas e inovação. “O problema ambiental não será resolvido enquanto não organizarmos a vida nas cidades. Portanto, um seminário como este é oportuno para a criação de políticas públicas”, explica o presidente da Fapesp, José Goldemberg.

Por isso, o projeto temático trabalha com um recorte geográfico inovador, ligado à macrometrópole, ambiente que transcende as regiões metropolitanas. “A macrometrópole é um excelente laboratório para o estudo de governança ambiental. São Paulo já vive uma megamudança climática, por causa da urbanização, e é importante saber como ela está respondendo aos desafios das mudanças climáticas”, analisa o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Nobre.

Para o pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do projeto temático, Pedro Jacobi, a iniciativa tem importância porque traz ao público a compreensão sobre a dimensão macrometropolitana.

“A ideia é fortalecer um conjunto de iniciativas que permitam ampliar o diálogo com a sociedade, com aqueles que estão envolvidos em políticas públicas e organizações não governamentais, que têm sido importantes no seu diálogo com a gestão de políticas públicas”, ressalta.

Desafio

As pesquisas têm o desafio de pensar a governança ambiental, com a água como questão central, além das cadeias de elementos essenciais para a qualidade de vida. “Não é simples reduzir a vulnerabilidade no contexto de populações excluídas e injustiças socioambientais. O desafio começa por aí, em termos dessa escassez, da interdependência água-energia-alimentos e de território”, destaca Leandro Giatti, da Faculdade de Saúde Pública da USP.

O projeto também permite a inovação ligada à aprendizagem social. “Ao mesmo tempo em que demanda interdisciplinaridade, o trabalho requer um processo de produção de conhecimento que não fique restrito a um núcleo de especialistas”, revela Renata Ferraz de Toledo, professora do Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Segundo a docente, é importante no estudo trabalhar com o processo de aprendizagem colaborativa.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/seminario-reune-especialistas-em-analises-sobre-macrometropole-paulista

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.