Rondônia - 20 de julho de 2018
Home / Notícias / Norte / Rondônia / Comunicação – Produtores da agricultura familiar assinam contrato do Programa Nacional de Crédito Fundiário em Rolim de Moura – Rondônia

Comunicação – Produtores da agricultura familiar assinam contrato do Programa Nacional de Crédito Fundiário em Rolim de Moura – Rondônia

imagem17-06-2018-15-06-31

Casal Ueberson Lopes Barbosa e Franciele Ribeiro foi um dos beneficiados com o programa.

Um grupo de 17 famílias de agricultores do município de Rolim de Moura foi beneficiado na manhã deste sábado, 16, com a assinatura de contratos de adesão ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Outras nove famílias receberam as escrituras de suas terras. O evento foi realizado no Auditório da Faculdade São Paulo. O valor aplicado no programa é de  R$ 3.876.60000.

O jovem casal Ueberson Lopes Barbosa e Franciele Ribeiro foi um dos beneficiados com o programa. Para Barbosa, a assinatura da proposta representa a realização de um sonho. “A gente sempre sonha em tem um pedaço de terra para proporcionar uma vida melhor para a nossa família. Nós estamos casados há 5 anos, mas agora é que vai começar a nossa vida de verdade, pois é deste pedaço de terra que vamos tirar o nosso sustento e, futuramente, o dos nossos filhos também”, declarou emocionado.

Em Rondônia, o PNCF é gerido por meio da Unidade Técnica Estadual (UTE) da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com sindicatos rurais e prefeituras. O programa é coordenado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), vinculada à Casa Civil da Presidência da República.

Consolidado no Estado desde 2011, o programa vem contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar porque oferece a oportunidade de adquirir um pedaço de terra a famílias que já sobrevivem no meio rural, mas que ainda não tiveram oportunidade de acesso à terra. Além disso, colabora para a diminuição dos conflitos agrários, combatendo a pobreza rural e melhorando a qualidade de vida e geração de renda da família no campo.

Filho de camponês, o governador Daniel Pereira destacou a importância do momento para a vida das famílias presentes. “Essa medida é de fundamental importância, pois contribui para o fortalecimento do Estado por meio da agricultura. Rondônia ocupa a sexta posição em rebanho bovino e é o maior produtor de peixe em cativeiro do Brasil. E vamos crescer ainda mais”.

Ao finalizar, o governador destacou a importância da educação e disse que os agricultores precisam manter seus filhos em sala de aula.

O evento contou com a presença do superintendente do banco do Brasil em Rondônia, Felipe Zanella, de autoridades municipais, estaduais e representantes da bancada federal.

 

Leia mais:

 Imóveis de 200 famílias carentes de Cerejeiras são legalizados com títulos definitivos do governo estadual

 Crédito Fundiário fomenta novos produtores da agricultura familiar a ter a própria terra em Colorado

 Nova estação de tratamento sanitário deve atender cerca de 100% de Cacaulândia; mais de R$ 10 milhões foram investidos