Rondônia - 20 de julho de 2018
Home / Notícias / Norte / Roraima / DESENVOLVIMENTO – Suely Campos reinaugura Usina Hidrelétrica Jatapú com capacidade máxima geração | RORAIMA

DESENVOLVIMENTO – Suely Campos reinaugura Usina Hidrelétrica Jatapú com capacidade máxima geração | RORAIMA

imagem18-06-2018-18-06-40

Após 24 anos operando abaixo de sua capacidade, a hidrelétrica de Jatapu, em Caroebe, está gerando energia elétrica em sua potência máxima, 10 megawatts, garantindo o fornecimento estável e seguro de energia elétrica para os municípios do sul do Estado. O complexo energético funcionava, desde a inauguração, apenas com as duas turbinas instaladas em 1994. Por falta de manutenção, a energia produzida já não atendia a demanda dos moradores do Sul do Estado que sofriam com apagões constantes no fornecimento.

Com o recente investimento, o sistema de Jatapú  está apto para ser interligado ao fornecimento de energia que vem da Venezuela. A obra foi realizada por meio de convênio entre a Cerr (Companhia Energética de Roraima) e Seinf  (Secretaria Estadual de Infraestrutura) com  investimento de mais  de R$ 66 milhões.

A governadora Suely Campos destacou o momento como histórico e que vai contribuir para o desenvolvimento da região. “Jatapú vai gerar energia confiável para mais de 50 mil moradores. Por se tratar de geração de energia hídrica, o governo vai buscar baratear o valor na conta de energia dos consumidores”, disse.

A obra de revitalização de complementação foi retomada em maio de 2017 quando a governadora ordenou a retomada dos serviços que estavam paralisados devido a atrasos de pagamento. Em menos de um ano, a usina já operava em fase de testes. Na primeira etapa finalizada em outubro do ano passado, a usina operava com 5 megawatts e desde dezembro vem funcionando com capacidade máxima de geração de energia elétrica com 10 megawatts.

Toda a obra contemplou a revitalização de duas unidades geradoras antigas, além da instalação de mais duas novas turbinas com tecnologia moderna e totalmente digitais para complementar a geração. Já na área externa do complexo energético foi  feita a ampliação da subestação elevadora de 69 quilovolts, que recebeu a instalação de novos equipamentos como  quadro de comando de controle, painel de medição e chaves de comando.

Para o presidente da Cerr (Companhia Energética de Roraima), Kleber Coutinho, garantir a geração de energia de qualidade para os moradores dos municípios do sul do Estado é um anseio antigo da população. “Com esforço financeiro e recursos próprios, a governadora atendeu a um anseio antigo da população. Esses 10 megawatts vão atender a demanda de consumo pelos próximos 15 anos”, pontuou.

Morador da Vila Entre Rios há mais de 30 anos, o agricultor Célio Ferreira já sente a diferença quando se fala em energia elétrica. “Antes passávamos horas sem energia, agora melhorou muito o fornecimento. Agora vou poder buscar instalar um sistema de irrigação no plantio de frutas”, comemorou.