Rondônia - 19 de novembro de 2018
Home / Notícias / Centro-Oeste / Mato Grosso / Lacen realiza capacitação sobre gerenciamento de ambiente laboratorial no Araguaia

Lacen realiza capacitação sobre gerenciamento de ambiente laboratorial no Araguaia

O Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) realizou em São Félix do Araguaia, de 12 a 15 de junho, reunião e capacitação para multiplicadores do sistema de Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). O evento contou com a presença de profissionais dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) de Água Boa, Porto Alegre do Norte e São Félix do Araguaia, além de representantes dos municípios integrantes dessas regiões de saúde.

Camila Trentin Zandoná, farmacêutica do ERS Água Boa, explica que os profissionais que participaram da capacitação ministrada por Anderson Aparecido Alves Soares e Eden Carlos da Silva, serão certificados pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) e atuarão em suas áreas de abrangência e locais de atuação como multiplicadores e facilitadores do sistema.

O Sistema GAL é um sistema informatizado desenvolvido pelo Ministério da Saúde para os Laboratórios Centrais de Saúde Pública, e direcionado aos exames de média e alta complexidade em amostras de origem humana, animal e ambiental. Nele é realizado o cadastro e monitoramento dos resultados das amostras enviadas aos Laboratórios de Referência do Estado de Mato Grosso para realização de controle de qualidade, como nos casos de Tuberculose e Leishmaniose.

Também na investigação de doenças de notificação compulsória como influenza, dengue, raiva (animal ou humana), leishmaniose visceral (inquérito canino etc) ou até para o controle das amostras de água consumidas diariamente nas residências. Como objetivo, destacam-se a padronização dos laudos entre os laboratórios de referência em âmbito nacional, garantir rastreabilidade e confiabilidade dos resultados das análises, informar Doenças de Notificação Compulsória (DNC) e auxiliar em tomadas de decisões epidemiológicas, entre outros.