Rondônia - 20 de julho de 2018
Home / Notícias / Brasil / Fórum CACB Mil debate o poder do empreendedorismo

Fórum CACB Mil debate o poder do empreendedorismo

A realidade brasileira pode ser alterada pela força do empreendedorismo e dos pequenos negócios. A afirmação foi feita pela diretora técnica e presidente em exercício do Sebrae, Heloisa Menezes, durante a abertura do 5º Fórum CACB Mil, promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). O encontrou reuniu, nesta quarta-feira (20), mais de mil empresários e representantes de organizações da língua portuguesa e da União Europeia, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
 
O fórum com foco no tema “O Papel do Empreendedor na Construção de um Novo Brasil” discutiu formas de o empresariado ajudar nas mudanças para o País. “Este é um momento de desafios e de oportunidades”, afirmou Heloisa, destacando o papel da inovação e dos negócios de impacto social e ambiental. “Hoje, o consumidor está atento à sustentabilidade, um tema que já faz parte da agenda do Sebrae e da Confederação das Associações Comerciais”, observou a presidente em exercício.
 
Heloisa ressaltou o papel dos pequenos empresários na economia brasileira, principalmente na geração de renda e de novos negócios. “As associações comerciais demonstram essa importância, e nisso temos algo em comum, pois sabemos que o empreendedorismo tem a capacidade de mudar as pessoas e a realidade do País”, disse. Hoje, o comércio responde por 40% dos pequenos negócios no Brasil.
 
A inovação também foi um dos temas abordados pelo economista Ricardo Amorim, um dos palestrantes desta quarta-feira, 20/6. “Isso começa pela micro e pequena empresa, porque em qualquer lugar do mundo, é nela que há inovação”, disse Amorim. O presidente da CACB, George Pinheiro, também ratificou a importância do empreendedorismo e ressaltou a força das associações comerciais no País. O 5º Fórum CACB Mil começou no dia 19, com a realização do Fórum Internacional de Mediação e Arbitragem da CACB. Paralelamente, acontece o 9º Encontro de Negócios da Língua Portuguesa.