Rondônia - 20 de julho de 2018
Home / Notícias / Concursos / Dicas da Pri – Todo dia ou Todo o dia?

Dicas da Pri – Todo dia ou Todo o dia?

Olá concurseiros que já se preparam para a disciplina de Língua Portuguesa! Você saberia dizer qual é forma correta de usar os artigos definidos (o, a, os, as)?

Os artigos fazem parte das dez classes gramaticais que compõem uma das partes relacionadas à gramática, também denominada de Morfologia.

De uma forma mais simples, os artigos são o termo que antecede o substantivo com a finalidade de determiná-lo ou indeterminá-lo, de especificar algo ou generalizar.

Também podem identificar ou alterar o gênero do substantivo que acompanham. Os artigos podem ser classificados como definidos ou indefinidos, a depender da especificação que dão ao substantivo. Por exemplo:

– O garoto, a garota, o cachorro.

Vale lembrar que quando os artigos juntam-se às preposições, surgem novas formas, como por exemplo:

– a+o = ao;

– em+um= num;

– em+uma=numa.

O que pode causar alguma confusão é o fato de que nem sempre o artigo se encontrará justaposto ao substantivo, podendo haver entre eles uma palavra pertencente a outra classe gramatical. Veja no exemplo onde a primeira estrofe, em que um adjetivo (bela) ocupou tal posição:

– A bela bola;

– A bela bola do Raul.

Há ainda os artigos indefinidos, que indicam seres não mais de uma forma específica, mas de modo generalizado, vago. Por exemplo:

– (um, uma, uns, umas): termos que determinam o substantivo de forma imprecisa.

Qual a forma correta: Todo dia ou Todo o dia?

Confira a resposta para essa questão e muito mais nessa videoaula da série Dicas da Pri, com a Professora Priscila Ferrarotto!

Gostou do vídeo? Então aproveite e se inscreva no canal clicando no sininho para receber todas as notificação e novidades da Nova! » aqui «

Nova Concursos tem ajudado há mais de 10 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!