Rondônia - 22 de julho de 2018
Home / Notícias / Sudeste / São Paulo / Física toma posse do Instituto de Pesquisas Tecnológicas | São Paulo

Física toma posse do Instituto de Pesquisas Tecnológicas | São Paulo

DownloadDivulgaçãoimagem23-06-2018-01-06-26Zehbour Panossian está no Instituto desde 1976 e já participou de importantes projetos em políticas públicas

É a primeira primeira vez na história do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) que uma mulher está em seu comando. A física e professora convidada da Politécnica da USP, Zehbour Panossian, assumiu a presidência nesta quinta-feira (21), se tornando a 18º diretora-presidente em 118 anos de existência da entidade.

Em sucessão ao engenheiro metalurgista e também professor da Poli, Fernando Landgraf, Zehbour contemplou em seu discurso de posse os funcionários e colaboradores, que são responsáveis por aprimorar políticas públicas e trazer qualidade de vida aos municípios.

“Vou dar o melhor para que o Instituto avance e tenha cada vez mais impacto na sociedade e para isso o compromisso de cada um é tão importante”, afirmou.

Com bacharelado e licenciatura em Física e doutorado em Físico-química, todos pela USP, a presidente atua no Instituto desde 1976. Desde então, já foi chefe do Laboratório de Corrosão e Proteção e, em 2012, se tornou diretora de Inovação e Negócios.

É importante ressaltar também que Zehbour coordenou a criação do Programa Novos Talentos do IPT, em 2013, que tem como objetivo apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento de estudantes aos níveis de mestrado e doutorado, inclusive participantes do pós-doutorado. A iniciativa é até hoje fundamental para que os candidatos realizem produções de qualidade e com rigor metodológico.

A Plataforma Pró Municípios, uma das políticas públicas mais recentes implantadas pelo IPT, foi colocada em prática em fevereiro deste ano e também contou com a participação da diretora. O intuito do projeto é conectar os gestores públicos por meio do conhecimento técnico do IPT para que apoiem o planejamento, gestão e execução de medidas que estejam ligadas às compras, licitações e capacitação das equipes das prefeituras.

“É um grande momento para a história do IPT, que tem sido essencial para atender as demandas do setor público e do privado, assim como contribui para o desenvolvimento, melhoria e qualidade de vida de toda a sociedade”, ressaltou Jânio Francisco Benith, titular da pasta da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, a qual o Instituto é ligado.