Rondônia - 12 de novembro de 2018
Home / Notícias / Norte / Rondônia / Ariquemes / Representantes do Conselho Municipal do Saneamento Básico e secretarias visitam a Estação de Tratamento de Água de Ariquemes

Representantes do Conselho Municipal do Saneamento Básico e secretarias visitam a Estação de Tratamento de Água de Ariquemes

No mês de junho, representantes do Conselho Municipal do Saneamento Básico e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental visitaram a Estação de Tratamento de Água – ETA Rio Jamari, em Ariquemes. A iniciativa faz parte do Programa Portas Abertas implementado pela Águas de Ariquemes, que busca apresentar os sistemas de tratamento de água e esgoto, aproximando a concessionária da comunidade, instituições acadêmicas e sociedade civil organizada.

Neste período, acompanharam a visita servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, diretor do Sistema de Proteção de Crédito de Ariquemes, Adeir Cândido, presidente do Código de Defesa do Consumidor (PROCON), Lucas Antunes, professores da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA) e Faculdade Associadas de Ariquemes (FAAR).

Através do Programa Portas Abertas, os participantes conheceram todo processo de tratamento de água do Rio Jamari, sendo captação, coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação, reserva e distribuição. Além disso, os mesmos ainda tiveram a oportunidade de terem suas dúvidas esclarecidas, sobre o funcionamento dos sistemas e cada etapa do processo de tratamento entre outras.

“O principal objetivo da Sedam é a promoção do desenvolvimento ambiental, temos acompanhado as ações de obras e melhorias que a concessionária tem realizado, muitas vezes na orientação e fiscalização. É notório que os investimentos têm beneficiado diretamente na qualidade de vida da população. No passado, o município teve problemas no fornecimento de energia elétrica, em consequência, também houveram faltas d’água, com a Águas de Ariquemes, pode faltar energia, que a concessionária tem geradores para manter os serviços de abastecimento funcionando normalmente, isso é muito bom”, contou o analista ambiental da Secretária de Estado do Desenvolvimento Ambiental, Vinicius José Dias.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Anderson Gáspari, é um novo momento no saneamento básico de Ariquemes. “Estamos avançando em diversos serviços básicos. Os moradores já entendem a importância da água potável, e principalmente os benefícios que ela traz para saúde pública, acreditamos que logo Ariquemes será referência nos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto”, ressaltou.

Para mais informações sobre o Programa Portas Abertas e o trabalho desenvolvido pela Águas de Ariquemes, acesse www.aguasdeariquemes.com.br ou ligue 0800 674 6060 para telefones fixos ou 4020 1038 ligações de celular.