domingo, 13 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Startup Summit reúne nomes do empreendedorismo nacional e internacional

12/07/2018
in Brasil

Começou nesta quinta-feira (12) o Startup Summit, primeiro evento dedicado a reunir todo o ecossistema de tecnologia do Brasil. Mais de 100 palestrantes passarão pelos seis palcos nos dois dias de evento, que conta com feira de negócios e espaço para startups. A primeira edição prevê receber duas mil pessoas no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, e é realizado pelo Sebrae, em parceria com Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, do Governo de Santa Catarina.
 
Os pequenos negócios têm papel estratégico para aumentar a competitividade da economia brasileira, uma vez que representam 98,5% das empresas formais no país. Dentro desse cenário, as startups chegam ao mercado com propósitos transformadores e promovem o fomento à inovação. Vinicius Lages, diretor de Administração e Finanças e presidente em exercício do Sebrae, reiterou que o evento potencializa a conexão entre pequenos negócios inovadores e o trade, aproximando empreendedores e empresários e impulsionando os empreendimentos no ambiente digital. “O empreendedorismo muda o país, mas o que muda a realidade com muita intensidade é o empreendedorismo inovador”, frisou.
 
No palco Plenária, nomes de peso se apresentaram para a plateia lotada. A palestra que abriu o palco principal do Startup Summit foi do co-fundandor e CEO da Resultados Digitais, Eric Santos. Considerada um dos maiores cases de Software as a Service (SaaS) no Brasil, a empresa, que oferece soluções de gerenciamento e gestão de marketing digital, registrou crescimento exponencial nos últimos anos e hoje atua em mais de 20 países. “Quando começamos ninguém sabia fazer os produtos que temos. Por isso, apostamos em pessoas e até hoje somos uma fábrica de talentos. Recomendo aos empresários que estão aqui: pensem cuidadosamente em como montar as suas equipes”, comentou.
 
Em seguida, subiu ao palco o co-fundador e CEO da Exact Sales, Theo Orosco, que falou sobre técnicas de venda. “Passei a ter sucesso no dia em que descobri que venda não é arte, é técnica. É preciso criar estratégias, entender o processo e, principalmente, entender o cliente.”, comentou. Theo apresentou 10 lições para quem quer ter sucesso no processo de vendas e reforçou a importância de criar vendedores que realmente acreditam nos produtos do mercado. Ainda no período da manhã, os empresários Jorge Censi, co-fundador e CEO da Senior, e Moacir Marafon, co-fundador e CEO da Softplan, protagonizaram o primeiro painel do evento, em que compartilharam experiências à frente das empresas e os desafios de empreender no setor da tecnologia. O evento seguiu com a palestra da co-fundadora da Agriness, Cristina Bitencourt, que expôs a realidade do agronegócio no Brasil e oportunidades de negócios para Startups no setor. “O agronegócio no Brasil carece e tem espaço para muita inovação”, comentou Cristina.
 
A manhã do primeiro dia do Startup Summit foi finalizada com a palestra do jornalista Marcos Piangers, que abordou a necessidade de inovação. “O maior problema do empreendedorismo no Brasil é o medo de ser ousado. Temos uma das maiores taxas de empreendedorismo do mundo, mas não somos ousados, não somos inovadores”, provocou.
 
Tentativa e erro
Durante a tarde a programação continuou a todo o vapor. Marco Poli, Investidor Anjo, da Closed Gap Ventures, foi ao palco Corporate em palestra sobre inovações e grandes corporações. Ele pontuou que as grandes corporações se consolidam oferecendo algo que é conhecido pelos clientes, ou seja, trata-se de relação previsível. O efeito colateral disso é justamente que não há muito espaço para inovação. O desafio, segundo Poli, é encontrar maneiras de renovar sem que isso abale a forma como a marca foi consolidada. “Em um bom programa de inovação a empresa escolhe seis formas de interagir com startups e vai descobrir as melhores ao longo do tempo, com tentativa e erro – não existe bala de prata, são diversas formas de interação que, juntas, podem gerar valor para a corporação e a startup”. Em painel mediado por Marco Poli, Marcus Anselmo, da Softplan, Rodrigo Pereira, da B3, e Renato Valente, da Telefónica, destacaram projetos de sucesso de inovação em grandes corporações.
 
Autor do livro “10milstartups”, Felipe Matos ministrou a palestra “Evolução do ecossistema do Brasil: como está o ecossistema de startups no Brasil, caminhos, desafios e perspectivas para o futuro”. Ele mostrou cenário atual, com a expansão no número de startups, instituições de apoio e conexões, mas esbarra em regulação e educação. Em seguida, mediado por Marcelo Amorim, da Bzplan, o painel “Incubadoras e Aceleradoras: melhores práticas no apoio a startups em estágio inicial” pontuou a diferença entre os programas de apoio. Consenso entre Gabriel Santos, da incubadora MIDITEC, Benyamin Fard, da aceleradora Spin, José Gutierrez, da aceleradora ACE, Marcos Mueller, do Darwin Startups, e Tony  Chierighini, da incubadora Celta, o papel dessas instituições é orientar startups quanto à estratégia e construção de times para que o empreendedor faça o resto com segurança e apoio. A principal diferença entre os programas, de acordo com eles, é a maturidade e o produto dos negócios, além da quantidade de tempo nas instituições.
 

Fonte: www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=ceb1eeb2fde84610VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.