Rondônia - 20 de julho de 2018
Home / Notícias / Famosos e Variedades / Globo usa chroma key em alto-mar e navio em 3D para produzir próxima novela das sete

Globo usa chroma key em alto-mar e navio em 3D para produzir próxima novela das sete

Personagens congelados de O Tempo Não Para (Foto: Globo/Sergio Zallis)Personagens congelados de O Tempo Não Para, próxima novela das sete da Globo(Foto: Globo/Sergio Zallis)

A área de efeitos visuais da Globo está trabalhando em um projeto para a próxima novela das sete, O Tempo Não Para: a simulação de iceberg e descongelamento em computação gráfica.

Na trama, uma família do século 19 embarca em um navio a caminho da Europa e, no meio do trajeto, a embarcação se choca com um iceberg. O navio naufraga e a família acaba congelada por 132 anos, até chegar à praia do Guarujá nos dias de hoje.

+ Conheça os vilões de João Baldasserini e Regiane Alves na próxima novela das sete

Cerca de 30 pessoas da área de Efeitos Visuais estão destacadas para essas sequências, que exigiram um estudo aprofundado para reproduzir o iceberg e o bloco de gelo em que os “congelados” estão. Foi necessário pensar em toda a estrutura do iceberg, da textura ao formato, até a translucidez e os pequenos cascalhos que caem no processo de descongelamento.

O primeiro a ver o imenso bloco de gelo, que conta com 30 m de comprimento x 17 m de largura x 16 m de altura, na praia de Santos é Samuca (Nicolas Prattes).

Samuca (Nicolas Prattes) em O Tempo Não Para (Foto: Globo/João Miguel Júnior)Samuca (Nicolas Prattes) em O Tempo Não Para(Foto: Globo/João Miguel Júnior)

Para gravar essas cenas, foi colocado um chroma key em alto-mar sustentado por uma balsa de mesma dimensão do iceberg, porém mais baixa, para demarcar a área onde será inserido o bloco de gelo em computação gráfica e orientar o ator durante os takes.

O navio completo está sendo modelado em 3D. Também estão sendo simulados virtualmente detalhes como a fumaça do navio, a rachadura no casco feita pelo iceberg, o mar e a reação da água quando bate no barco, gerando onda e espuma.

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.