De sábado (18) a segunda-feira (20), representantes de cem startups de todo o país vão se reunir em São Paulo para apresentar seus modelos de negócios a potenciais investidores. O evento faz parte do InovAtiva Brasil – programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores. Empreendedores de diversos estados brasileiros foram selecionados e passarão por mentorias individualizadas, além de fazer apresentações para investidores de renome. No demoday, cada uma das seis bancas de mentores e investidores vai escolher duas startups que se destacarem na apresentação de seus pitchs.
“Vamos acompanhar essas cem startups por meio de mentorias especializadas para conectá-las ao mercado”, disse a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, que vai participar do bootcamp na próxima segunda-feira. E todas as cem startups terão pontuação adicional de 10% no Edital de Inovação da Indústria, uma iniciativa do Sebrae e Senai, que busca incentivar projetos inovadores, permitindo o desenvolvimento de startups de base tecnológica, explicou a diretora técnica do Sebrae.
Durante o evento, os empreendedores selecionados vão ter contato com atores-chave no ecossistema de empreendedorismo e inovação. Durante todo o sábado, serão realizadas mentorias individuais e atendimentos com foco na estruturação de empresas e modelagem financeira. No domingo, acontecerão palestras e os Demolation, que consiste em uma simulação com os mentores do que acontecerá na conversa com os investidores. Os empresários terão cinco minutos para apresentarem seu negócio e a banca terá 13 minutos para dar feedbacks. Após os ajustes, os empresários voltarão na segunda-feira, quando vão se apresentar para os investidores.
A startup gaúcha New Tissue é uma das empresas que vai participar do evento. Do ramo de biotecnologia, se propõe a realizar testes de produtos cosméticos e farmacêuticos em peles artificias. Empresas desses segmentos necessitam assegurar que seus novos produtos não são nocivos aos seres humanos, e existe uma grande pressão para reduzir o uso de animais na realização dos testes. A partir de pesquisas desenvolvidas dentro da Universidade, Bibiana Franzen Matte, CEO, desenvolveu a pele artificial que é um modelo alternativo reconhecido e, atualmente, apenas empresas no exterior fornecem este tipo de material. “Como tenho uma atuação acadêmica, o bootcamp me mostrou como empresas funcionam e como podemos fazer um modelo de negócio para entrar no mercado. Ir para São Paulo vai ser importante para ter visibilidade e fazer potenciais parcerias.”
Serviço: Amcham/SP. Rua da Paz, 1431 Chácara Santo Antônio São Paulo – SP