Rondônia - 25 de setembro de 2018
Home / Notícias / Norte / Rondônia / Comarca de Espigão do Oeste difunde orientações sobre alienação parental

Comarca de Espigão do Oeste difunde orientações sobre alienação parental

O TJRO vem promovendo a difusão de conhecimentos por meios de suas comarcas. Um exemplo de que esse importante valor da instituição tem sido uma realidade, foi o que fez a Comarca de Espigão do Oeste, ao apresentar, no dia 10 de agosto, duas palestras com o objetivo de possibilitar o enfrentamento à alienação parental. As palestras foram direcionadas à comunidade local. O evento reuniu 62 pessoas, entre representantes de escolas dos sistemas municipal e estadual.

A primeira palestra abordou os “Aspectos Jurídicos e Sociais da Lei 12.318/2010”, ministrada pelo assistente social, Aparecido Felipe Correia. A segunda, foi proferida pelo psicólogo Djalma Robson de Andrade Filho, que falou sobre as “Consequências Psicológicas da Alienação Parental”.

De acordo com Djalma, o ponto alto de sua exposição foi “o destaque para as consequências pessoais para as famílias e sociedade como um todo, inclusive observando não somente o aspecto psicológico, mas a situação da saúde física, questões econômicas, sociais e escolares. A ideia, na verdade, foi difundir esse conhecimento”, revelou o psicólogo.

O evento foi organizado pelo Núcleo Psicossocial da comarca e supervisionado pelo Magistrado Leonel Pereira da Rocha. O magistrado destacou a importância das atividades que visam à prevenção e o enfrentamento da Alienação Parental e de outras violências cometidas contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos.

Alienação parental: trata-se de um fenômeno em que os genitores, ou um terceiro cuidador, buscam denegrir um ao outro utilizando, geralmente, os filhos como objeto da sua vingança. Os afetos conjugais são confundidos e os filhos passam a ser objetos do litígio conjugal.

Fonte:TJ/RO