Rondônia - 17 de outubro de 2018
Home / Notícias / Norte / Rondônia / IDEB – 58% das escolas municipais de Porto Velho batem a meta

IDEB – 58% das escolas municipais de Porto Velho batem a meta

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira, 3, apontam que 81% das escolas municipais de Porto Velho melhoraram o IDEB em relação a 2015. De acordo com o secretário Municipal de Educação, César Licório, esse é o resultado do empenho de gestores, professores e equipe técnica da Semed, bem como dos investimentos que a gestão municipal vem fazendo nessa área.

“Nossos professores estão em constante capacitação, melhoramos o ambiente escolar, as crianças passam por avaliações com frequência, além de realizarmos atividades extras – recreativas e educativas, com o objetivo de estimulá-las ainda mais. Por isso temos alcançado bons resultados”, destacou o secretário.

A meta era 5,2 e Porto Velho conseguiu alcançar 5,1. Em 2015, a capital rondoniense obteve a nota de 4,8. A atual média foi comemorada pela equipe da Semed. Apesar da meta não ter batido ou superado, a Semed comemora o fato de que 65% das escolas municipais tiveram IDEB superior a 5,0 e ainda que 58% das escolas municipais bateram a meta do IDEB 2017. A escola municipal José Augusto da Silva, do distrito de Extrema, recebeu a maior nota 6,4.

O índice

O Ideb é formulado e divulgado a cada dois anos pelo Ministério da Educação. Ele é calculado a partir de dois componentes: a taxa de aprovação das escolas e as médias de desempenho dos alunos em uma avaliação de matemática e português.

O Índice funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

Autor / Fonte: Assessoria/Prefeitura