Rondônia - 11 de dezembro de 2018
Home / Notícias / Religião / Estudos de Provérbios / Provérbios 12:19 – O lábio de verdade ficará para sempre, mas a língua mentirosa dura só um momento.

Provérbios 12:19 – O lábio de verdade ficará para sempre, mas a língua mentirosa dura só um momento.

Mentir lhe salvará somente durante um curto período de tempo, e então virá a justiça. Uma mentira vai exigir mais mentiras para encobri-la, e então você será descoberto como um mentiroso e uma fraude. Mas o homem que sempre diz a verdade viverá em segurança e prosperará por Deus e pelos homens.

Temos aqui duas metonímias – o lábio e a língua – que valem pelas palavras que produzem. Ambos servem o mesmo objetivo. São usados para representar a capacidade de falar de um homem e as palavras que ele profere. O lábio de verdade descreve o homem que sempre usa os lábios para falar a verdade. Uma língua mentirosa descreve o homem que frequentemente usa a sua língua para elaborar mentiras.

O SENHOR é um Deus da verdade (Dt 6:16-19). Ele odeia a mentira e os mentirosos (Pv 6:16-19). Todos os mentirosos terão sua parte no lago de fogo (Ap 21:8 e 27). O Senhor Jesus é a Testemunha Fiel e Verdadeira, porque Ele ama a verdade e sempre falou a verdade (Ap 3:14; 19:11). Um grande homem, digno de honra e promoção é um homem de verdade (Êx 18:21; Jr 5:1; Zc 8:16).

O diabo é o pai da mentira; ele contou a primeira mentira do qual tomamos conhecimento no jardim do Éden (Gn 3:4-5). E desde então as coisas não mudaram. Toda a existência dele está baseada em uma mentira – rebelião contra o SENHOR. Ele é um enganador, e todos os seus ministros também o são. Eles se transformam de uma maneira muito diferente do que é a realidade para seduzir (IICo 11:3-4,13-15).

Um homem honesto sempre fala a verdade. Ele não exagera nem floreia os fatos. Ele toma precaução para se certificar de que suas afirmações podem ser provadas. Se ele não pode provar uma questão, ele então não fala nem oferece só uma opinião. Pelo fato de que se pode confiar em sua palavra, os homens colocam cada vez mais a sua confiança nele, até que ele seja estabelecido com uma reputação honrosa de integridade.

Leitor, é seu solene dever dizer a verdade não importando o custo para si mesmo ou para os outros. Ao invés de olhar as feições e considerar os pensamentos deles para determinar se você deve falar a verdade, olhe para a face do santo Deus e considere os pensamentos Dele a respeito de se contar uma mentira!

Um mentiroso está sempre usando palavras para encobrir seus pecados e pretender ter conhecimento maior do que ele realmente tem. Contada uma mentira ele geralmente conta outra para encobrir a primeira, e por isso a sua hipocrisia fica cada vez pior. Quando finalmente é descoberto como um enganador e mentiroso, ele é evitado por todos os homens, punido pelos magistrados e julgados pelo Senhor.

Leitor, é o seu solene dever odiar mentiras, não importando a vantagem ou o benefício que o diabo ou o mundo lhe diz o que você poderá obter com elas. Não seja ingênuo como foi Eva! As consequências daquela mentira foram horríveis! Se você mentir, você será logo descoberto e punido.