Rondônia - 24 de outubro de 2018
Home / Notícias / Famosos e Variedades / Diretor de Espelho da Vida explica por que decidiu ter atriz da internet em novela

Diretor de Espelho da Vida explica por que decidiu ter atriz da internet em novela

Kefera e Vera Fischer no lançamento de Espelho da Vida (Foto: Globo/Cesar Alves)Kefera e Vera Fischer no lançamento da novela Espelho da Vida; youtuber vai estrear na TV(Foto: Globo/Cesar Alves)

Diretor de Espelho da Vida, próxima novela das seis da Globo, Pedro Vasconcelos explicou o motivo da escalação de atores de fora da TV na trama, como a estreante Kefera Buchmann, que atua na internet.

Vasconcelos, que atuou como diretor geral em A Força do Querer e nas últimas três novelas de Elizabeth Jhin (Além do Tempo, Amor Eterno Amor e Escrito nas Estrelas), estreia como diretor artístico em trama da mesma autora e fala sobre a decisão de contar com atores que atuam fora da TV.

Pedro Vasconcelos e Elizabeth Jhin no lançamento de Espelho da Vida (Foto: Globo/Cesar Alves)O diretor Pedro Vasconcelos e a autora Elizabeth Jhin no lançamento de Espelho da Vida(Foto: Globo/Cesar Alves)

Por que você escolheu gravar em cidades reais e não construir uma cidade cenográfica nos Estúdios Globo?
Gravar nas cidades de Minas Gerais foi uma escolha de caráter absolutamente dramatúrgico. Eu estava visitando as cidades históricas mineiras para encontrar um lugar que me servisse de base para a construção de uma cidade cenográfica nos Estúdios Globo, como a gente costuma fazer. Passei por várias cidades e acabei encontrando em Mariana o desenho exato que a autora Elizabeth Jhin gostaria de ter para a cidade fictícia de Rosa Branca: uma praça com um chafariz no meio e casarões históricos em volta. Fiquei tão encantado que resolvi abrir mão da construção de uma cidade cenográfica e gravar as externas em Minas Gerais, principalmente em Mariana, além de Tiradentes, Ouro Preto e Carrancas. Também acho que a história tem um caráter mais realista e acredito que gravar nessas cidades, ter os atores circulando em uma cidade não cenográfica, vai me ajudar a contar melhor essa história.

+ Espelho da Vida: Alain esconde segredo de tragédia do passado; saiba qual

Como foi a preparação do elenco para, em alguns casos, viver dois personagens distintos na história (2018 e 1932)?
Consegui estabelecer um processo de trabalho com os atores que foi o nosso grande prazer na pré-produção. A gente se juntava e ficava estudando o texto juntos. Fiquei imerso com o elenco durante um mês. Realizamos a preparação com leitura das duas épocas juntas. De manhã líamos uma época e à tarde, outra. E, durante todo o tempo, discuti com os atores sobre como seria o jogo dos personagens.

Como a gravação do filme serve à trama?
Na história, uma equipe de cinema chega a uma cidade histórica de Minas Gerais e a atriz que faz a protagonista descobre que é a reencarnação de uma moça que foi assassinada em 1932, naquela mesma cidade, e que será tema do longa-metragem. Na pesquisa para o filme ela vai se transportar para a década de 1930. O filme é uma forma de acompanharmos o desenvolvimento e o processo de descoberta da verdadeira história do assassinato da Julia Castelo.

Qual o principal desafio desta novela?
É uma novela atual e de época. Ao mesmo tempo. É um desafio muito grande criar esses universos distintos e em paralelo. É uma trama com três camadas: época, atualidade e o filme, algo que eu ainda não tinha vivido. Como falamos, muitos atores do elenco dobram de personagens. Ao mesmo tempo que é um desafio, é o grande barato. E fazemos tudo sem perder o caráter de folhetim que a autora domina. Acho que para o telespectador será muito curioso. Ele assistirá às cenas atuais ao mesmo tempo em que acompanhará as cenas de época. Vai entender a mudança de décadas pelo figurino, paisagens, objetos etc.

Como foi a escalação do elenco?
A ideia era ter um equilíbrio mesclando atores experientes em teledramaturgia, com várias novelas no currículo, com atores que estão acostumados a atuar fora da TV, seja na internet, no cinema ou no teatro.

O que o público pode esperar da novela?
Essa novela tem muita coisa legal. Mistérios espirituais, suspense para saber quem matou Julia Castelo e o humor que permeia toda a história, principalmente nos núcleos da pensão e do cinema, o que faz com que o público se sinta relaxado e à vontade para absorver a história.

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.