Rondônia - 10 de dezembro de 2018
Home / Notícias / Esportes / Vasco da Gama / Milton Mendes relembra quando lançou Paulinho no Vasco e projeta carreira vitoriosa na Europa

Milton Mendes relembra quando lançou Paulinho no Vasco e projeta carreira vitoriosa na Europa

Na última quinta-feira (20), o atacante Paulinho disputou a sua primeira partida como titular pelo Bayer Leverkusen. O jogador iniciou o jogo contra o Ludogorets da Bulgária, pela UEFA Europa League. Atuou todo o primeiro tempo, sendo substituído no intervalo. Ao todo, Paulinho disputou cinco dos seis jogos do time na temporada, somando apenas 103 minutos em campo, o que é normal para um jogador jovem e em fase de adaptação no futebol europeu. Responsável por lançar Paulinho no time profissional do Vasco, o técnico Milton Mendes comentou sobre a estreia do atacante entre os titulares do Bayer Leverkusen, prevendo uma grande carreira para o atacante.

“Foi com muita expectativa que nós vimos o jogo do Paulinho, contra o Ludogorets. Previa-se um jogo tranquilo. As coisas não foram dessa forma e talvez por isso, ele saiu no intervalo. Esse jogo foi importante por se tratar de uma competição internacional que dá uma bagagem maior e diferente. Daqui a pouco está falando alemão e isso vai melhorar a comunicação, ajudando na adaptação. Existe um tempo que ele ainda precisa passar, entender mais as ideias do treinador. É um caminho natural e acredito que tenha sido um início de uma trajetória vitoriosa para o Paulinho”.

Conhecedor do futebol europeu, Milton Mendes disse que a escolha do Paulinho em atuar na Alemanha foi boa, porém considerou que jogar em Portugal ou na Espanha, seria mais fácil para a sua adaptação.

“Foi uma boa escolha o Bayer Leverkusen, até porque a Alemanha é um país que as regras, a disciplina e a organização, são importantes e decisivas para o dia-a-dia. Foi bom ele ter ido para lá, mas acredito que se adaptaria melhor em Portugal ou Espanha. Nesses países ele estaria mais próximo da língua latina, do povo latino e dos costumes. Ele saiu de uma cultura e foi para outra completamente diferente e isso pode ter prejudicado um pouquinho. Mas ele é garoto, tem uma cabeça muito boa e vai se adaptar logo logo”.

Com apenas 18 anos, Paulinho foi negociado por 20 milhões de euros (cerca de R$ 85 milhões), tendo atuado em apenas 35 jogos pelo Vasco. Por ter subido de forma precoce aos profissionais, o técnico Milton Mendes acredita que o atacante ainda está em evolução, precisando melhorar em alguns aspectos.

“O Paulinho precisa evoluir na parte da marcação, mas claro que isso precisa ser estimulado, além dele também querer isso. Tem um jogo aéreo bom, ofensivo e defensivo, com um bom posicionamento, porém precisando melhorar o cabeceio um pouco mais. Ele finaliza muito bem, mas é necessário melhorar chutando com o pé esquerdo. São coisas pequenas, simples para serem moldadas, para ele se tornar um jogador de altíssimo nível”.

Recentemente Paulinho foi convocado para atuar na Seleção Brasileira Sub-17, que disputa dois amistosos contra o Chile, em outubro.

O primeiro jogo

Para estrear nos profissionais, Paulinho teve que conviver com a ansiedade. O jogador ficou no banco de reservas nos dois primeiros jogos em que foi relacionado pelo técnico Milton Mendes. Vitória sobre o Atlético-GO e derrota para o Flamengo, ambas em São Januário. A estreia aconteceu em seguida na partida contra o Vitória, no Barradão. Paulinho entrou no acréscimos e contribuiu com uma assistência para o gol de Guilherme Costa, que selou a vitória por 4 a 1. Milton Mendes relembrou a partida e explicou os motivos que o fizeram adiar um pouco a estreia de Paulinho nos profissionais.

“Eu só não o lancei antes para não queimar etapas. Queria lançar em um contexto de facilidade, para ele desfrutar o jogo, sem pressão pelo resultado. Tomei cuidado para não queimar o garoto. Eu o levei no banco em dois jogos e quando as coisas ficaram fáceis, eu o lancei em campo. Estávamos ganhando de 3 a 1 contra o Vitória. Eu via características muito boas. Condução de bola, finalização, força, bom drible. Todas caracterísitaca de jogador de altíssimo nível”.

Paulinho em ação contra o Atlético-MG, partida em que marcou os primeiros gols como profissional

Fonte: Esporte 24 horas