Rondônia - 15 de outubro de 2018
Home / Notícias / Colunas / Redação SP / Energia das Coisas chega ao mercado e revoluciona o controle da conta de luz

Energia das Coisas chega ao mercado e revoluciona o controle da conta de luz

Ferramenta desenvolvida pela HomeCarbon possibilita controle de conta de luz em tempo real

Todos os meses o consumidor leva um susto na conta de luz. Até o final de 2018 as concessionárias estarão utilizando a tarifa vermelha e além disso, houve um aumento autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para alguns estados brasileiros, chegando em até 23% de reajuste.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apenas com consumidores inadimplentes mostra que 46% dos que estão com contas em atraso não acreditam que terão condições financeiras de pagar o que devem pelos próximos três meses. Na hora de gerir o orçamento, a população procura não atrasar contas consideradas como essenciais, entre elas as despesas com luz.

Imaginou poder controlar a conta de luz? Saber ao certo o valor que virá para ser pago no início do mês? Isso já é possível. O HomeCarbon desenvolveu a solução denominada Energia das Coisas, que combina um monitor de energia de baixo custo vinculado a um aplicativo móvel, a fim de prover feedback em tempo real acerca do consumo de energia. Por meio de um aplicativo para smartphone, o Energia das Coisas dá a possibilidade do consumidor acompanhar o consumo, sendo alertado sobre o valor da conta de luz antes do fechamento e entrega da fatura, independente da concessionária do seu estado, além de ter acesso a conteúdo educativo e outras funcionalidades.

A solução foi apresentada no CITENEL 2017, que aconteceu em agosto do ano passado em João Pessoa/PB. “Na ocasião, apresentamos o conceito do projeto que agora está chegando, que visa oferecer às concessionárias brasileiras de uma ferramenta com amplo espectro funcional, que além de educar, ajuda os consumidores a pagar a conta de luz, amplia seu conhecimento sobre como essas faturas são compostas e ainda previne as ligações clandestinas”, salienta Rodrigo Lagreca, diretor da empresa HomeCarbon.

“O monitor do Energia das Coisas é implantado nas residências, junto a caixa de luz. O cliente passa a receber parciais da conta de energia dia a dia, ou seja, antes do fechamento da conta, com isso, acaba havendo uma conscientização quanto ao gasto dos aparelhos, e consequentemente uma redução do consumo em até 20%”, explica Lagreca.

A implantação do monitor inteligente deve ser realizada por profissional especializado, ou seja, eletricista. As dimensões físicas do aparelho são de aproximadamente 15 cm x 15 cm, esteticamente compatível com as residências brasileiras, e inicialmente chegam ao mercado através da concessionária local.

“O Energia das Coisas possui um impacto positivo para sociedade, garantido o acesso da população ao monitor a custos acessíveis, possibilitando que todas as classes sociais se beneficiem com a solução, e passem a ter um consumo consciente da energia”, observa o diretor.

Inicialmente essa ferramenta está sendo lançada para o consumidor final, a expectativa é que em poucos meses, seja desenvolvido a plataforma voltada às empresas, indústrias pois necessita de adaptações necessárias. “Estamos desenvolvendo as novas aplicações, mas elas não se limitarão a orientar usuários em ambientes domésticos. Teremos aplicações voltadas a ambientes profissionais, inclusive industriais, combinações com geração solar e controle de uso de água”, salienta Lagreca.

 

Aplicativo – Energia das Coisas

Ao instalar o aplicativo vinculado ao monitor inteligente de medição de energia, o cliente passa a ser informado a respeito do consumo de energia. “Disponibilizamos o aplicativo nas plataformas Android e iOS, com uma navegação totalmente intuitiva, explicando ao consumidor, de forma reduzida, como ele faz o uso da energia em sua residência”, ressalta Lagreca.

Na tela inicial é apresentado a projeção de consumo no mês, com uma projeção de valor final já incluído os impostos e variação sobre a meta que o usuário se comprometeu a cumprir naquele período. Há também no menu, a parte “Entenda a Sua Conta”, onde o cliente tem todas as informações pertinentes as tarifas, encargos e impostos.

Ainda no menu, o cliente encontra Análise do Consumo, onde é apresentado um comparativo do valor projetado no mês atual comparado com o mês anterior. “O consumidor visualiza no APP ações de economia, onde de maneira reduzida, sugere-se formas para reduzir os gastos de energia, dicas e como implementá-las”, reforça Lagreca.  “É disponibilizado também para o consumidor um simulador de consumo, onde é possível verificar qual seu maior uso e consequentemente passar a reduzir de forma consciente. Como também, há a possibilidade do consumo detalhado, onde é analisado qual aparelho está consumindo mais, como por exemplo o ar condicionado, ou chuveiro”, aponta.

“O Energia das Coisas vem conciliar os interesses do consumidor e das concessionárias, possibilitando o acesso ao consumo e um planejamento do consumidor, não apenas no consumo consciente mas num planejamento financeiro, reduzindo então os índices de inadimplência”, finaliza Lagreca.

Sobre a HomeCarbon

O HomeCarbon foi fundado em 2006, e desde 2011 atua junto ao segmento de utilities nacionais (concessionárias de serviços públicos de energia e saneamento). Seus projetos incluem o desenvolvimento de tecnologias sociais e de TI para facilitar a absorção de novos comportamentos aplicados ao consumo de recursos e outros hábitos pró ambientais. Hoje sua atuação está ligada aos projetos de Eficiência Energética da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e projetos ligados a financiamento de expansão da rede de saneamento do BNDES. Seus clientes incluem CEMIG-D (MG), Light e ENEL (RJ), Elektro (SP) e DMAE (RS), além de projetos internacionais com o DIE (Alemanha).