Rondônia - 14 de novembro de 2018
Home / Notícias / Nordeste / Rio Grande do Norte / Portal de Notícias | Agora RN » Guardas de Natal fazem curso de policiamento comunitário e videomonitoramento

Portal de Notícias | Agora RN » Guardas de Natal fazem curso de policiamento comunitário e videomonitoramento

Publicidade x fechar anúncio imagem17-10-2018-17-10-25

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) por meio do Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) iniciou uma nova capacitação voltada aos guardas municipais da capital. Dessa vez, 200 agentes vão participar de dois cursos no módulo academia via sistema de Educação à Distância (EAD) promovidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. O curso segue até o dia 23 de novembro.

A capacitação compreende os cursos de “Policiamento Comunitário Escolar” e “Videomonitoramento”, ambos com carga horária de 60h/aula cada. O objetivo da qualificação é proporcionar melhor conhecimento aos guardas municipais na atuação dentro dos padrões dos direitos humanos e patrulhamento junto a comunidade escolar, como também aperfeiçoar o entendimento e as técnicas comum ao trabalho de segurança realizado via monitoramento de câmeras.

No caso do curso de “Policiamento Comunitário Escolar” os guardas municipais vão contar com informações sobre o ambiente escolar, as características do policiamento dentro das unidades pedagógicas, competências dos órgãos do sistema de segurança escolar, como também abordagens aos tipos de eventos que influenciam na segurança do ambiente estudantil e o enfrentamento da violência nessas áreas.

Já no curso de “Videomonitoramento”, os agentes da GMN vão obter instruções sobre o sistema de videomonitoramento preventivo, sua estrutura e operacionalização eficiente, além das tecnologias modernas utilizadas em prol da segurança pública.

O sistema de curso à distância no Módulo Academia tem dois pontos positivos para a corporação, sendo o primeiro que a carga horária pode ser utilizada para abater as horas do Estágio de Qualificação Profissional determinado no convênio de Cooperação Técnica referente ao porte de arma de fogo dos integrantes da GMN, firmado entre a Prefeitura do Natal e a Polícia Federal. E o segundo, é que as turmas são compostas apenas por guardas municipais, o que possibilita melhor acompanhamento, interação e troca de experiências.

Atualmente a GMN é a única Guarda Municipal do Rio Grande do Norte em que seus integrantes possuem porte de arma de fogo dentro e fora do serviço. Para isso a Prefeitura da capital formalizou um convênio junto ao Departamento de Polícia Federal do Estado regulamentando a situação. O guarda municipal de Natal passa por capacitação anual de 80h, inclusive com treinamento de tiro prático com arma de fogo, e a cada dois anos todo o efetivo é submetido a exame psicológico.