Rondônia - 16 de novembro de 2018
Home / Notícias / Nordeste / Maranhão / Governo apresenta inovações em saúde na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Maranhão

Governo apresenta inovações em saúde na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Maranhão

imagem18-10-2018-15-10-31

imagem18-10-2018-15-10-33

Lucimar Carvalho visitou o stand com inovações na Saúde e ficou impressionada. (Foto: Vitor Jordan)

O Governo do Maranhão está apresentando experiências de inovação em saúde empregadas na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018. O stand compõe a II Mostra de Conhecimento e Tecnologia Assistiva, parte da programação da semana, cujo tema é “Ciência para Redução das Desigualdades”. Os visitantes poderão acompanhar e participar das atividades até o próximo sábado (20), no Multicenter Sebrae.

Estão expostas ao público as experiências da Casa de Apoio Ninar, Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde do Olho d’Água (CER Olho d’Água) e da Cidade Operária (CER Cidade Operária), e o projeto Saúde em Libras, que promove a formação de profissionais de saúde da rede estadual na linguagem de sinais.

No stand da SES, é possível conhecer não só os serviços, mas também equipamentos e metodologias usadas em pacientes assistidos nas unidades estaduais, como o circuito sensorial que busca desenvolver os sentidos de crianças com problemas de neurodesenvolvimento; ou ainda as cadeiras de roda anfíbias, equipamento usado na reabilitação de pacientes com problemas de locomoção através da talassoterapia, técnica que usa a água do mar como terapia.

“Estamos mostrando quais serviços temos oferecido às pessoas com deficiência no Maranhão e quais inovações temos empregado no tratamento e recuperação desse público. No CER do Olho d’Água, por exemplo, temos o Serviço para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, único serviço oferecido pelo SUS no país que usa terapia baseada em ABA”, comentou Melissa Sardinha, da área técnica da pessoa com deficiência da SES.

A técnica em contabilidade Lucimar Carvalho visitou o stand nesta quarta-feira (17) e ficou impressionada. “Essas experiências tratam de situações até de certa forma novas para a saúde, como a microcefalia tratada na Casa de Apoio Ninar. É uma política de apoio importante e especial, pois é um cuidado que se tem não só aspectos mais amplos da saúde, mas também de públicos específicos. É uma política de inclusão que faz diferença para uma boa política de saúde”, ressaltou.

Mostra 

Na II Mostra de Conhecimento e Tecnologia Assistiva, o público tem acesso a produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que dão mais autonomia, independência e qualidade de vida a pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida.

Comentários

Comentários