Rondônia - 16 de novembro de 2018
Home / Notícias / Nordeste / Maranhão / Governo reúne servidoras para bate-papo rosa sobre prevenção do câncer – Maranhão

Governo reúne servidoras para bate-papo rosa sobre prevenção do câncer – Maranhão

imagem20-10-2018-14-10-31

imagem20-10-2018-14-10-32

Michele Moreira e Themis Moraes participaram do bate-papo. (Foto: Vitor Jordan)

Em alusão ao Outubro Rosa, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta sexta-feira (19), uma ação para alertar as mulheres da instituição para a prevenção do câncer e autoexame. A campanha orienta a população sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, assim como do câncer de colo do útero.

Com o objetivo de enfatizar e promover a prevenção, o diagnóstico e tratamento do câncer, Michele Moreira, advogada e servidora da SES, e Themis Moraes, farmacêutica e coordenadora da Farmácia do Hospital de Câncer do Maranhão, participaram do bate-papo rosa no auditório da SES.

A descoberta do câncer de mama no início aumenta as chances de tratamento e cura. “A mulher não pode esquecer de olhar para si, fazer os exames periódicos e buscar ajuda médica. E se eu não fosse atrás de me cuidar poderia não estar aqui conversando com vocês, pois o câncer diagnosticado na minha mama direita estava em estágio inicial”, ressaltou Themis Moraes.

A advogada Michele Moreira dialogou sobre a importância do autoexame e considera que a realização desse procedimento foi fundamental para iniciar rapidamente o processo de tratamento. “Em um banho identifiquei o caroço e corri para o médico. Sempre tive a consciência de me auto examinar, por isso, peço a vocês mulheres que façam o mesmo e não desperdicem a chance de cura, pois ela existe quando a busca pela ajuda médica ocorre de forma rápida”, comentou.

O Instituto Nacional de Câncer  (INCA) alerta que o câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Segundo o instituto, a maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

Presente ao evento, a servidora Viviane Sousa disse que tratar abertamente sobre o assunto ajuda a esclarecer mitos e verdades. “O bate-papo tem a intenção de levar o máximo de informações necessárias para ajudar as mulheres a prevenir e até mesmo diagnosticar a doença no início. Entendemos que conversas, por exemplo, sobre a questão da alimentação e do autoexame, muitas vezes, podem até mesmo evitar o câncer de mama porque a desinformação é o pior caminho”.

Outubro Rosa 

imagem20-10-2018-14-10-33

Ação para alertar as mulheres da SES para a prevenção do câncer e autoexame. (Foto: Vitor Jordan)

Com o tema “Uma simples atitude pode salvar a sua vida. Procure um médico”, as iniciativas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (Semu), ampliam o rastreamento da doença.

Como parte da programação da campanha, a Unidade Móvel de Saúde – Carreta da Mulher Maranhense percorrerá bairros de São Luís, até o dia 30, disponibilizando mamografia, exame preventivo, vacinas e palestras.

Nesta sexta (19) e sábado (20), o atendimento da unidade móvel será no bairro do Maracanã. A ação será ao lado da União de moradores da Vila Nova República, localizada na Rua Tancredo Neves.

A população do São Cristóvão e região será atendida na unidade móvel na próxima semana. A ação tem início nesta segunda-feira (22), das 8h às 12h e das 14h às 17h, e prossegue até terça-feira (23), das 8h às 12h, na Rua 6 na Praça  do Ipem São Cristóvão.

Comentários

Comentários