Rondônia - 14 de novembro de 2018
Home / Notícias / Centro-Oeste / Mato Grosso / Operação prende nove pessoas e realiza 102 testes de alcoolemia

Operação prende nove pessoas e realiza 102 testes de alcoolemia

A 29ª Operação Lei Seca, realizada na madrugada deste sábado (20.10), na Avenida Beira Rio, em Cuiabá, resultou na prisão de nove pessoas por conduzirem veículo automotor sob efeito de álcool e estarem com a capacidade psicomotora alterada. As prisões ocorreram por descumprimento ao Art.306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A legislação prevê pena de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Foram feitos ainda 36 Autos de Infração de Trânsito (AIT), sendo 18 por motivos diversos, 16 por descumprimento do Art.165 do CTB (Dirigir sob o efeito do álcool ou outra substância psicoativa), e dois referentes ao Art.165-A (Recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa).

Durante pouco mais de duas horas, a operação resultou em 102 testes de alcoolemia e remoção de 19 veículos. Além disso, foram recolhidas 16 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH’s) e seis Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV’s).

imagem20-10-2018-15-10-22Foto: BPMTRAN-MT

Sob coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), a ação contou com a participação da Polícia Militar (PM-MT), por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTRAN); Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), por meio da Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran); Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT); e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob).

Segundo o coordenador do GGI da Sesp-MT, major PM Rafael Guimarães, a produtividade da operação se manteve na média das demais. “Devido ao horário e local, por ser próximo da saída de alguns eventos, destaco como ponto positivo o fato de termos abordado bastante condutores solicitados por aplicativo. Isso demonstra que parte da população  tem se conscientizado e buscado alternativas para ida e retorno de eventos nos quais há ingestão de bebida alcoólica”, avaliou.

imagem20-10-2018-15-10-24Foto: BPMTRAN-MT