Rondônia recebe nesta semana, entre os dias 23 e 25, a terceira etapa de formação do STEM Brasil, programa de capacitação de professores da ONG norte-americana Educando. O trabalho vai envolver 77 docentes de 11 escolas do ensino médio da rede pública estadual. O foco do treinamento, que abrange dez cidades, é impactar 8,8 mil alunos nas áreas de ciências da natureza (física, química e biologia) e matemática.
A ação, que visa o aprimoramento de aulas práticas e é realizada em parceria com empresas privadas e o governo local, recebe professores dos municípios de Alta Floresta d’Oeste, Ariquemes, Cacoal, Espigão do Oeste, Guajará Mirim, Jaru, Ji- Paraná, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Vilhena.
“Os professores que estão participando do STEM Brasil em Rondônia têm se destacado no cenário nacional. Percebemos um avanço significativo e um esforço da parte deles em tornar as aulas de ciências e matemática mais interessantes, incorporando tecnologias e novos materiais nas atividades com os alunos. Os resultados mostram que investir no professor é o melhor caminho para a educação”, afirma Marcos Paim, diretor do STEM Brasil.
O STEM Brasil chega a Rondônia após treinar, somente nos últimos dois meses, 1.435 professores em 214 escolas dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Tocantins, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Amapá chegando a aproximadamente 120 mil alunos impactados somente entre agosto e setembro.
Sobre o STEM Brasil
O STEM Brasil começou em Pernambuco, em 2009, e já treinou mais de 4 mil professores em 670 escolas de 17 estados brasileiros, alcançando um impacto positivo em mais de meio milhão de alunos (575 mil). O sucesso levou o programa a ser adaptado para o currículo mexicano, e o STEM México foi implantado no país no final do mês passado. Segundo levantamento da consultoria internacional ManpowerGroup, engenheiros e profissionais de TI são cargos onde há grande carência de mão de obra em ambos os países.
O programa oferece aos professores formação exclusiva, seguindo uma metodologia própria, que enfatiza a mão na massa para dar vida ao currículo obrigatório de ciências e matemática dos estados brasileiros. As técnicas de ensino são baseadas em atividades práticas e facilitam o aprendizado de conceitos teóricos. Os professores são moldados a fazer os estudantes colaborarem em projetos e a resolverem problemas juntos, com o professor atuando como facilitador.
A formação envolve quatro áreas: física, química, biologia e matemática. Cada professor passa por 180 horas de formação distribuídas ao longo de dois anos. “O objetivo do STEM Brasil é incentivar o professor a despertar a sua paixão nos alunos”, afirma Kelly Maurice, diretora executiva da Educando.