Rondônia - 14 de novembro de 2018
Home / Notícias / Nordeste / Maranhão / Pacientes do CAPS AD Estadual participam das ações de combate ao câncer de mama – Maranhão

Pacientes do CAPS AD Estadual participam das ações de combate ao câncer de mama – Maranhão

imagem23-10-2018-20-10-23

imagem23-10-2018-20-10-25

Também estão sendo realizados cursos em parceria com o Senac. (Foto: Divulgação)

Pacientes assistidos no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participaram, nesta terça-feira (23), de atividades educativas e culturais da campanha Outubro Rosa. A ação incentiva a prevenção do câncer de mama.

O diretor do CAPS AD estadual da SES, Marcelo Costa, ressalta que o diagnóstico precoce deve ser incentivado para evitar o avanço da doença. “As mulheres dependentes químicas muitas vezes por conta do vício esquecem de cuidar da saúde e trazer este assunto para a discussão no local onde são tratadas é familiarizá-las com as formas de prevenção”, afirmou Marcelo Costa.

A palestra sobre prevenção do câncer de mama deu início ao dia de atividades. A professora e enfermeira Keila Passos esclareceu dúvidas sobre autoexame e a importância de realizar a mamografia anualmente a partir dos 50 anos. Ela afirmou ainda, que hoje, o câncer de mama é o de maior incidência entre as mulheres, por isso, a campanha Outubro Rosa orienta as pessoas sobre a relevância do diagnóstico. “Não podemos deixar de nos apalpar, até durante o banho este ato pode ser feito e evitar o avanço da doença. Quem tem histórico de câncer na família e apresentar 50 anos ou mais é preciso fazer a mamografia todo ano”, disse Keila.

imagem23-10-2018-20-10-26

Paciente Maria Mirtes afirmou que devido ao histórico familiar está se cuidando. (Foto: Divulgação)

A paciente Maria Mirtes pontuou o histórico de câncer na família. “Perdi muito tempo da minha vida com o álcool e agora quero me cuidar da forma correta. Meu pai teve câncer, então é um risco que corro e devo evitar. Hoje mesmo vou fazer o autoexame e marcar os exames de praxe”.

Para Ana Cristina, em tratamento no CAPS AD Estadual, o principal aprendizado com as palestras foi o entendimento da doença, que para ela, era algo confuso. “Não sabia direito o que era câncer e a conversa de hoje foi muito esclarecedora. Pude entender o sofrimento dos que passaram e ter a certeza de que farei o possível para evitar ter esta doença”, disse.

O delegado Joviano Furtado, que participa das ações de resgate para dependentes químicos e pessoas em situação de rua, também prestigiou o evento.

No período da tarde ocorre o curso de confecção de puf, em parceria com o Senac, com entrega de certificado no final e apresentação do coral da CAPS AD Estadual formado por pacientes da unidade. A realização do curso de pufs é uma iniciativa com o objetivo de ressocializar os inscritos e oportunizar autonomia financeira.

Comentários

Comentários