Capacitação, promovida pela Sedes, para técnicos da área da assistência social. (Foto: Divulgação)
Orientadores sociais, coordenadores e técnicos de referência que trabalham com a implementação de programas sociais no Maranhão estão recebendo capacitações na área de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF) e de Gestão de Parcerias com Organizações da Sociedade Civil. Os dois treinamentos têm enfoque no Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Os cursos são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Escola de Governo do Maranhão (EGMA). Visam ao aprimoramento do trabalho técnico na área socioassistencial no Maranhão. Com carga horária de 40 horas, as capacitações prosseguem até sexta-feira (9).
As capacitações integram o Plano Estadual de Educação Permanente, desenvolvido pela gestão estadual para contemplar profissionais de todos os 217 municípios maranhenses. Ao todo participam das duas capacitações cerca de 100 profissionais.
Os treinamentos têm como objetivo a qualificação técnico-gerencial dos diferentes atores envolvidos nos processos de reordenamento dos serviços sociais, por meio do compartilhamento de conhecimentos e metodologias relacionadas ao assunto, para que as intervenções junto às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social sejam mais qualificadas e garantam os direitos destinados a esse público.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Francisco Oliveira Júnior, destacou a importância do aprimoramento dos profissionais que atuam na área para o bom desenvolvimento das ações. “Com essas capacitações, teremos técnicos muito mais aptos a desempenharem com qualidade e eficiência o atendimento prestado aos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social”.
As informações repassadas na capacitação na área de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo visam fornecer aos participantes conhecimentos metodológicos e práticas para a execução dos SCFV e informações acerca das ações de proteção social que viabilizam um conjunto de benefícios socioassistenciais e socioeducativos.
Os treinamentos são realizados de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente do Suas, que visa ao desenvolvimento de perfis profissionais com habilidades que demandam diferentes níveis de formação para realizarem desde a identificação das vulnerabilidades sociais nos territórios até o trabalho social com as famílias, a organização, a mobilização popular, entre outros aspectos inerentes à área da Assistência social.
A capacitação sobre Gestão de Parcerias com Organizações da Sociedade Civil, com enfoque no Suas, tem como objetivo repassar o conhecimento sobre a gestão de parcerias entre Estado e organizações civis, considerando a nova Lei 13.019/2014 de fomento e colaboração.
Uma das técnicas participantes do evento, a psicóloga Mariane Melo, profissional de referência do Centro de Assistência Social (Cras) do município de Governador Newton Bello, pontuou a importância das capacitações para a melhoria e efetivação do trabalho socioassistencial em seu município.
“A capacitação nos fornece o conhecimento necessário para a boa atuação de todos os profissionais da área e nos habilita melhor a contribuir com esse importante trabalho prestado à população em situação de vulnerabilidade social. Isso tudo refletirá na qualidade do atendimento prestado aos indivíduos beneficiários das ações”, disse a psicóloga.
Pensamento semelhante tem a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município de Monção, Raimunda Carvalho. “Trabalhamos com pessoas que vivenciam diferentes realidades e precisamos estar preparados para desempenhar bem nossas funções. Por isso considero de extrema importância essas capacitações, porque, além de nos proporcionar o conhecimento, é também um momento de troca de experiências e vivências”, disse.
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