Rondônia - 16 de novembro de 2018
Home / Notícias / Concursos / Como montar um Plano de Estudos Eficiente para qualquer Concurso

Como montar um Plano de Estudos Eficiente para qualquer Concurso

Se você já está no mundo dos concursos, estudando há meses ou anos, certamente já deve ter passado por obstáculos em decorrência de uma agenda conturbada, desorganizada, cheia de “imprevistos”. Bate aquele desânimo por acreditar que, com seu estilo de vida, não há tempo suficiente para os estudos com eficiência suficiente para a aprovação no concurso público dos seus sonhos. E se você ainda não passou por isso, se ainda não teve essa sensação terrível, vale a pena prevenir e levar a sério as dicas aqui apontadas.

Então vamos lá!

Antes de falarmos em “técnicas de estudos” ou “eficiência/qualidade nos estudos”, é fundamental falarmos em “organização dos estudos” começando com a montagem de um quadro horário de estudos organizado. Você precisa conhecer a sua rotina e, se não “colocar no papel” será incapaz de identificar os erros em sua rotina e, em geral, hábitos que só atrapalham em seus estudos.

Importante: quadro-horário é um assunto que todo mundo conhece, porém quase ninguém faz e, de quem faz, poucos cumprem. É fundamental que você leve esse assunto a sério, tratando os estudos com profissionalismo e seriedade. Por meio do depoimento de vários alunos (e até mesmo por experiência própria) constatamos que com organização do quadro-horário de estudos você descobrirá inúmeras horas por semana que são desperdiçadas com hábitos inúteis ou com hábito nenhum, que poderiam muito bem serem utilizadas para os estudos.

Para iniciar a elaboração de um quadro-horário de estudos, antes, vale a pena elaborar um quadro geral, com a sua rotina semanal. Dessa forma, sabendo exatamente o que tem feito, ficará mais fácil identificar os horários que possui livre para estudar, bem como os horários que poderá reorganizar aos estudos, afastando a prática de hábitos inúteis.

Separamos um modelo de quadro-horário geral e um modelo de quadro-horário de estudos ao final, para que você comece a se organizar. Vamos exemplificar essa organização por meio de ilustração de um estudante hipotético:

Exemplo hipotético:

Fulano possui 28 anos, trabalha em uma empresa privada, é casado e possui dois filhos. Pretende estudar para concursos públicos mas acredita não ter mais tempo para isso. Vejamos a rotina semanal de Fulano por meio do quadro-horário geral:

tabela plano estudos nova concurso

Elencamos como necessário para uma vida saudável e equilibrada para os estudos, atividades como exercícios físicos, um pouco de lazer (moderado) e períodos com a família. Perceba a quantidade de períodos vagos (em azul, totalizando 19 horas semanais). Além disso, perceba os períodos em que nosso personagem pratica atos inúteis ou de pouca relevância (em vermelho, totalizando 9 horas).

Ao todo, e sem contar o período da noite (vale repetir: o descanso é muito importante!), fica fácil perceber após a devida organização do quadro-horário geral que Fulano possui 19 horas por semana completamente livres para os estudos. Além disso, possui 9 horas com hábitos sem qualquer relevância que poderia ser dedicadas aos estudos.

Voltando ao caso de Fulano: Fulano tem o desejo de se preparar para Carreiras Policiais, sabendo que é fundamental estudar Português, Matemática, Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Especial.

Eis uma sugestão para Fulano (essa organização de temas e maior ou menor período para cada tema dependerá da importância de cada assunto segundo cada edital, bem como fatores como “disciplina em que você possui maior dificuldade”, etc., sendo temas para trabalharmos em postagens futuras):

tabela plano estudos nova concurso horario

Fica fácil constatar que, mesmo com uma vida com inúmeros compromissos (trabalho, filhos, esposa, etc.), Fulano, após organizar a agenda, conseguiu encontrar uma considerável carga-horária disponível para os estudos, mantendo os compromissos mais importantes.

Vale ressaltar que com um estudo focado, será natural a renúncia de hábitos que não agregam em absolutamente nada na busca dos seus sonhos – deixe o Chopp com os amigos para períodos pós aprovação.

Mas frisamos novamente: organizar sua agenda de estudos é só o primeiro passo! Muitos que organizam acabam não cumprindo. Outros tantos, quando cumprem, estudam com o peso na consciência de que poderiam estar se divertindo. Quando estão no período de lazer, ficam com peso na consciência por acharem que poderiam estar estudando.

Não permita que seu subconsciente sabote seus sentimentos. Uma boa organização certamente trará uma sensação de que você está fazendo exatamente o que deve fazer. Haverá o período de estudos (onde você deverá encarar com total seriedade e foco), bem como o período de lazer, que você poderá desfrutar sem qualquer sentimento de culpa.

Então dê esse primeiro passo. Os demais, tais como “o que fazer e como identificar as disciplinas de maior importância” ou “como gostar da disciplina que não gosto” são temas para outras dicas e dependerão das peculiaridades do edital do concurso público pelo qual você está lutando.

Para dar esse primeiro passo, preparamos dois modelos de calendário que você poderá realizar o download clicando aqui. Você encontrará dois quadros: geral e para estudos, totalmente em branco. Caberá à você preencher conforme os seus hábitos semanais, inserir cores para facilitar, ser totalmente honesto consigo mesmo e, o mais importante, cumprir!

Continuem firmes e contem conosco!

Bons estudos!

“A diferença entre sonho e realidade é a quantidade certa de tempo e trabalho”.

William Douglas