Rondônia - 11 de dezembro de 2018
Home / Notícias / Norte / Rondônia / Investimentos na segurança são anunciados em solenidade do Corpo de Bombeiros em Porto Velho

Investimentos na segurança são anunciados em solenidade do Corpo de Bombeiros em Porto Velho

imagem12-11-2018-16-11-13

Governador Daniel Pereira e secretário de Segurança descerram placa de inauguração do 1º Grupamento dos Bombeiros

Até o final do ano a segurança pública de Rondônia contará com equipamentos que vão possibilitar ao futuro gestor estadual acesso diário a todas as informações, inclusive com imagens fornecidas por câmeras de lapela inseridas na roupa dos agentes policiais, enquanto para 2019 está prevista a aplicação de emenda parlamentar de R$ 28 milhões, indicada pelo atual governo, com vistas a dar mais proteção a todos os cidadãos. Foi o que informou o governador Daniel Pereira, na manhã desta segunda-feira (12), durante a solenidade de inauguração da nova instalação do 1º Grupamento de Bombeiros Militar, no bairro Marechal Rondon, em Porto Velho.

O governador ainda anunciou que enviará à Assembleia Legislativa projeto de lei garantindo proteção aos policiais que muitas vezes acabam custeando suas próprias despesas ao responder processos decorrentes de ações praticadas durante o trabalho. Outra medida será entregar ao governador eleito coronel Marcos Rocha proposta para composição de bombeiros civis em todos os municípios rondonienses, e não apenas em 14, como estava previsto. Ele ainda citou que o Corpo de Bombeiros de Rondônia receberá recursos do Fundo da Amazônia com vistas a se fortalecer para atender às ocorrências de incêndio com mais eficiência.

Com relação às novas ferramentas a ser implementadas, o governador disse que serão utilizadas por todas as instituições, tornando Rondônia o único Estado do País a unificar as ações, sem promover divisões entre as corporações civis e militares que atuam na segurança pública estadual.

imagem12-11-2018-16-11-21

Bombeiros demonstram salvamento

Na solenidade, que contou também com a presença do secretário de Estado da Segurança Defesa e Cidadania, coronel Ronimar Jobim; do major Rolling, representando o general de brigada, José Eduardo Leal de Oliveira; do tenente Alves, representando da Delegacia Fluvial, entre outras autoridades civis e militares, o comandante do Corpo de Bombeiros, Demargli Farias, destacou que a inauguração era a concretização do que parecia um sonho, que era o retorno ao quartel após grande esforço dos ex-comandantes, que integraram os 182 militares que há 20 anos conseguiram oficializar a criação do Corpo de Bombeiros, desmembrando da Polícia Militar. A obra entregue após seis anos funcionando em locais improvisados recebeu investimento de R$ 2,1 milhões do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica (Pidise) e do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom).

Ao enfatizar que considera os bombeiros como a equipe mais técnica da segurança pública, o coronel Jobim citou o empenho do governador Daniel para a reestruturação tanto da Polícia Militar quanto do Corpo de Bombeiros para garantir atuação mais eficiente dessas corporações em defesa da população.

O 1º Grupamento de Bombeiros da capital é responsável pela atividade operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, atuando no salvamento em altura, terrestre, aquático, busca e resgate, além de prevenção e combate a incêndios e atendimento pré-hospitalar. “Há 20 anos este local era um estabelecimento de comércio desocupado e um antigo terminal de ônibus que já não funcionava”, lembrou o coronel Farias, destacando que o primeiro comandante foi o então tenente PM Rodrigues. Em 2012, foi realizada a mudança das instalações para a rua Afonso Pena, sob o comando do então major bombeiro Moreira.

Até o retorno à nova instalação, o comando do quartel passou para a Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT), Unisp Zona Leste, Unisp Centro, sob o comando do capitão bombeiro Fabricio; e agora está sob o comando do também capitão bombeiro Wândrio.

Leia mais:

 Uso de tecnologia nas ações policiais e do Corpo de Bombeiros faz Rondônia ser exemplo para o País

 Governo inicia reorganização da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para garantir segurança pública mais eficiente em Rondônia