Rondônia - 11 de dezembro de 2018
Home / Notícias / Nordeste / Maranhão / Em quatro anos, Governo registra aumenta em 20 vezes de exames de mamografias durante Outubro Rosa – Maranhão

Em quatro anos, Governo registra aumenta em 20 vezes de exames de mamografias durante Outubro Rosa – Maranhão

imagem16-11-2018-22-11-08

A política da saúde da mulher é uma das prioridades do Governo do Maranhão. A Campanha Outubro Rosa de combate ao câncer de mama foi intensificada nestes quatro anos da gestão estadual, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e teve como resultado o aumento de mais de 2.000% de exames de mamografias. Os dados foram registrados no período de outubro de 2014 e outubro de 2018.

O Sistema de Informação de Câncer (Siscan) registrou, em outubro de 2014, 307 mamografias, já em outubro de 2018, 6.245 exames, contabilizando aumento em mais de 2.000% na realização de mamografias em todas as unidades estaduais.

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, os números comprovam o esforço da gestão para o combate ao câncer de mama no Maranhão. “A mamografia é um exame essencial de rastreio do câncer de mama. Reforçamos a rede de cuidados assistenciais na prevenção da doença. Paralelo a isso, ampliamos a oferta do exame de mamografia na rede estadual como parte das ações do Outubro Rosa”, frisou.

O diretor clínico do Hospital de Câncer do Maranhão, unidade de referência no tratamento da doença no estado, Stênio Santos, atribui o aumento da oferta de mamografias ao investimento assistencial feito pelo Governo do Estado na prevenção e combate ao câncer de mama. “A quantidade de exames aumentou consideravelmente graças às campanhas que sempre fazemos para conscientizar sobre a importância de fazer anualmente o exame, além de oportunizar mais o acesso a mamografia disponibilizado nas unidades de saúde do estado”.

Carreta da Mulher
Além das unidades de saúde, o equipamento da Carreta da Mulher Maranhense auxiliou de forma significativa o acesso a mamografia devido ao seu caráter itinerante. “O governo oferta a carreta, que é um equipamento de saúde itinerante todo montado que vai aos bairros, e coloca à disposição os exames de mamografia. Isso é reduzir os casos de câncer, proporcionando acesso rápido para um diagnóstico precoce”, explicou a coordenadora das unidades móveis de saúde da SES, Nayanne Rocha.

Prevenção do câncer de mama

– Controle da alimentação com ingestão de menos alimentos industrializados, enlatados e conservados contêm agentes cancerígenos na composição;

– Evitar álcool e cigarro;

– Fazer autoexame;

– Praticar alguma atividade física;

– Mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres entre 50 e 69 anos, ou antes disso caso haja histórico familiar de câncer de mama ou a indicação do profissional de saúde.

Comentários

Comentários