Rondônia - 13 de dezembro de 2018
Home / Notícias / Sudeste / São Paulo / Jazz Sinfônica realiza apresentação do espetáculo “Animais em Concerto” | São Paulo

Jazz Sinfônica realiza apresentação do espetáculo “Animais em Concerto” | São Paulo

Em 1º de dezembro, o Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo, receberá o espetáculo musical “Animais em Concerto”, da Orquestra Jazz Sinfônica de SP, às 20h30. A iniciativa do Governo Paulista é realizada por meio da Secretaria da Cultura do Estado, com o apoio do Instituto Eu Causo.

Vale destacar que a apresentação ocorre em celebração aos dez anos da Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA), a primeira agência de notícias do setor no mundo. “Por meio das apresentações culturais, podemos contar com uma ferramenta forte e que pode promover mudanças de comportamento na sociedade. Por isso, eventos do tipo são importantes”, ressalta o Secretário da Cultura do Estado, Romildo Campello.

Assim, a Jazz Sinfônica terá um concerto preparado especialmente para a ocasião, ao interpretar temas de filmes famosos protagonizados por animais que emocionaram plateias em todo o mundo.

O público poderá relembrar temas de filmes como: O Rei Leão, Free Willy, Babe, Beethoven, Marley e Eu, Hachiko: Sempre ao Seu Lado, entre outros. A regência será do maestro Fábio Prado, por meio dos arranjos produzidos pelos musicistas Rodrigo Morte, Douglas Fonseca, Ruriá Duprat, Tiago Costa, Yuri Prado e Nelson Ayres.

Exposição

No evento, também será possível acompanhar a exposição do ensaio de fotos “Sem casa, mas não sem amor”, do fotógrafo Alexandre Suplicy. As imagens retratam a relação entre os moradores de rua e os cachorros. “Minha ideia é mostrar que essas pessoas, mesmo não tendo quase nada, compartilham o que têm com os companheiros. É incrível como o homem e o cão, mesmo na miséria, constroem uma relação verdadeira”, destaca o fotógrafo.

Criada em 1989, a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo é um dos corpos artísticos estáveis mantidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura. O grupo une os moldes eruditos da música a uma big band de jazz, tendo como proposta dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira e universal.

Com cerca de 90 integrantes, a Jazz Sinfônica se apresentou pela primeira vez no Memorial da América Latina em 1990. Logo depois, participou de atividades no Festival de Inverno de Campos do Jordão, tendo Tom Jobim como convidado e sob a batuta do maestro Cyro Pereira, fundador da orquestra. O atual regente e diretor artístico é o maestro João Maurício Galindo, com o maestro Fábio Prado sendo o regente-adjunto.

A ANDA constitui uma organização não governamental, fundada em 2008 pela jornalista Silvana Andrade, que revolucionou a forma como os animais são tratados tanto pela imprensa tradicional como por todas as instituições da sociedade. Em uma década, a agência publicou mais de 90 mil matérias e reportagens exclusivas e trouxe à luz histórias emblemáticas, como o caso da serial killer de animais Dalva Lina, o desaparecimento do cão Pinpoo pela companhia aérea Gol e o assassinato da yorkshire Lana.