Rondônia - 13 de dezembro de 2018
Home / Notícias / Política / Prêmio Darcy Ribeiro de Educação é entregue a duas instituições do PI e uma do PR

Prêmio Darcy Ribeiro de Educação é entregue a duas instituições do PI e uma do PR

Foi entregue hoje, pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação. A premiação é concedida anualmente a três personalidades ou entidades que apresentaram trabalhos na defesa e promoção da educação no Brasil.

Neste ano foram agraciados o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que promove a integração das secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal e tem ações em defesa da escola pública; a escola Mundo do Balão Mágico, de Londrina (PR), que oferece programa de educação infantil com metodologia inovadora; e a Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada em Cocal dos Alves (PI). A escola obteve ótimos resultados no Enem e nas Olimpíadas de Matemática.

O deputado Diego Garcia (Pode-PR) foi o responsável pela indicação da escola Mundo do Balão Mágico. Ele lembra que a escola surgiu a partir da iniciativa de uma mãe para buscar um ensino melhor para o filho com necessidade especial.

Anos depois, o professor Carlos Nadalim, filho da fundadora, criou um método fônico que estimula o processo de alfabetização de crianças.

Para Diego Garcia, são ações como essa que contribuem para melhorar a educação no país. O deputado destaca que, para conceder o prêmio, são analisadas indicações feitas pelos deputados, sempre tendo em vista a busca de soluções na área de educação.

“Para essas instituições, a premiação tem um peso muito grande. Serve de estímulo, de motivação, para que eles continuem inovando, buscando novos conhecimentos, desenvolvendo trabalhos científicos. Isso se transforma em resultados positivos para a nossa educação em todo o país”.

Os outros deputados que indicaram os ganhadores foram Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), Rejane Dias (PT-PI) e Átila Lira (PSB-PI).

O prêmio Darcy Ribeiro homenageia o professor, antropólogo e ex-senador, falecido em 1997, e que foi um dos fundadores da Universidade de Brasília (UnB). No seu último ano de vida, Darcy Ribeiro dedicou-se a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação a distância.