Rondônia - 17 de dezembro de 2018
Home / Notícias / Nordeste / Maranhão / Governo realiza XXIV Caminhada dos Aposentados do Serviço Público Estadual na sexta-feira (30) – Maranhão

Governo realiza XXIV Caminhada dos Aposentados do Serviço Público Estadual na sexta-feira (30) – Maranhão

imagem21-11-2018-17-11-08

imagem21-11-2018-17-11-09

Público da última caminhada. (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Previdência dos Aposentados do Estado do Maranhão (Iprev) realiza, no dia 30 de novembro, a XXIV Caminhada dos Aposentados do Serviço Público Estadual. A atividade integra o calendário do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), vinculado à Diretoria de Previdência Pública do Iprev.

Com o tema “Viver a velhice com dignidade é um direito de cidadania”, o evento é aberto a todos os servidores estaduais aposentados e também à comunidade em geral. A caminhada sairá do parquinho da Avenida Litorânea, a partir das 8h, e percorrerá o trecho até a Casa das Dunas. O objetivo é despertar para a importância da prática de atividade física, especialmente na terceira idade, e para a valorização dos direitos da pessoa idosa.

Para o presidente do Iprev, Joel Fernando Benin, a oferta de uma programação esportiva e cultural para os servidores estaduais aposentados é parte do cuidado e da valorização do governo com esses segmentos. “O PAI é a maneira que o governo do estado encontrou, por meio do Iprev, de dar assistência a esses trabalhadores que fizeram muito pelo estado ao longo dos anos de serviço. Agora, eles têm a oportunidade de envelhecer de maneira saudável, com acesso a atividades físicas e culturais oferecidas pelo programa”, afirmou o presidente.

A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, destacou que o momento estimula também a integração entre os idosos. “As atividades desenvolvidas pelo PAI têm também o objetivo de possibilitar a convivência entre os aposentados. A caminhada, em especial, tem muitos benefícios para a saúde nessa idade. E é um momento também de dar visibilidade para esse público e conscientizar da importância do respeito aos direitos dos idosos”, explicou Arlete.

A atividade física na terceira idade ajuda a combater doenças como ansiedade e depressão, bem como hipertensão, diabetes e osteoporose. Ao fortalecer o tônus muscular, os exercícios também reduzem o risco de quedas. A XXIV Caminhada dos Aposentados do Serviço Público Estadual conta ainda com o apoio da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade (ABCMI), bem como dos clubes da melhor idade que atuam em São Luís.

Comentários

Comentários