Rondônia - 17 de dezembro de 2018
Home / Notícias / Política / Jovens senadores tomam posse no Plenário do Senado

Jovens senadores tomam posse no Plenário do Senado

Selo Jovem Senador 2018Os 27 estudantes participantes da 11ª edição do Programa Jovem Senador tomaram posse nesta terça-feira (20) no Plenário do Senado. Cada jovem senador representa uma unidade da federação. Durante toda a semana, eles vivenciarão o trabalho dos parlamentares em Brasília. Além da posse, foi feita a eleição, por votação secreta, do presidente da Mesa, do vice-presidente e dos dois secretários.

A missão de conduzir os trabalhos ficará a cargo de Antonny Victor da Silva, da Escola Estadual Firmo de Castro, de Alagoas. O vice-presidente será Wagner dos Santos Almeida, de Sergipe, e aluno do Colégio Estadual Tobias Barreto; o primeiro-secretário, Marcos Paulo Araújo, de Tocantins; e a segunda-secretária, Luana Sampaio Freitas, do Amapá.

Antes da posse e da eleição, a senadora Ângela Portela (PDT-RR) afirmou que o projeto promove o desenvolvimento de uma de uma consciência cidadã, responsável pela condução de seu próprio destino, e planta nos corações dos participantes a semente da democracia.

— Este ano o tema foi a nossa Constituição federal e a Carta Cidadã. Muito longo é o caminho a percorrer. Construir uma nação próspera, justa e solidária é um trabalho que une gerações. Cada uma delas com a incumbência de avançar naquilo que não conseguiu a anterior — afirmou a senadora.

Também presente na solenidade, a senadora Regina Sousa (PT-PI) parabenizou os docentes que orientaram os alunos na produção dos textos.

— Parabéns, professores. Também quero parabenizar os estudantes que se dedicaram, fizeram suas redações, concorreram e estão aqui para exercer esse mandato. Para compreender o que é legislar com responsabilidade — salientou.

Atividades

Ao longo da semana, estão previstas atividades para os jovens senadores, incluindo a discussão e votação de sugestões legislativas. Desde 2011, os participantes do projeto já apresentaram 45 sugestões de lei encaminhadas à análise da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), das quais 37 transformaram-se em projetos de lei com tramitação nas duas Casas do Congresso Nacional.

O projeto Jovem Senador é voltado para a educação política dos jovens e conta com a parceria do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Também apoiam a iniciativa as secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. A lista completa dos alunos vencedores do Jovem Senador 2018 está no site do projeto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)