segunda-feira, 17 novembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Maranhão orienta atendimento técnico na área de assistência social para famílias quilombolas em 75 municípios – Maranhão

21/11/2018
in Maranhão

imagem22-11-2018-02-11-10

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), iniciou, nesta quarta-feira (21), na Escola de Governo do Maranhão (EGMA), capacitação sobre Metodologia de Trabalho com Famílias Quilombolas, como parte do Projeto Capacitações da Política de Assistência Social. O curso, que acontece até sexta-feira (23), está sendo ministrado para representantes dos 75 municípios que possuem territórios quilombolas no Maranhão.

A secretaria adjunta de Assistência Social, Célia Salazar, explicou que a Sedes propôs essa capacitação diante da necessidade de debater estratégias para implementar um trabalho social com famílias quilombolas.

“Consideramos as especificidades dos povos e comunidades tradicionais atendidos pela Política de Assistência Social, levando em conta que temos um número significativo de comunidades quilombolas em nosso estado. Por isso, é necessário considerar as formas de ser, ver, sentir e viver dessas famílias”, observou Célia Salazar.

O objetivo da capacitação é orientar o atendimento técnico durante o trabalho social com famílias quilombolas do estado, no âmbito do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), contribuindo para a ampliação e qualificação do debate sobre o tema, alinhando conceitos e aprimorando práticas na perspectiva das relações étnico-raciais.

Durante a programação serão discutidos ainda temas relativos ao reconhecimento e valorização da identidade étnico-racial; relações étnico-raciais; políticas de promoção da igualdade racial e a interface com a Política de Assistência Social; política de promoção da igualdade racial no Maranhão com ênfase no Programa Maranhão Quilombola; trabalho social com famílias no Sistema Único de Assistência Social (SUAS); metodologia de trabalho social com famílias na perspectiva das relações étnico-raciais.

A assistente social do município de Presidente Juscelino, Rosário Silva, destaca a importância da capacitação para o aprimoramento dos profissionais que trabalham com esse público.
“Somos um estado com raízes e cultura negras, o que faz desse treinamento muito necessário. Precisamos discutir, sim, sobre melhores condições sociais aos quilombolas, debater o racismo, não só com eles, mas com todos os povos tradicionais do nosso estado”, disse a assistente.

Comentários

Comentários

Fonte: www.ma.gov.br/agenciadenoticias/direitos-humanos/maranhao-orienta-atendimento-tecnico-na-area-de-assistencia-social-para-familias-quilombolas-em-75-municipios

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.