Rondônia - 18 de dezembro de 2018
Home / Notícias / Destaque / Corpo de Bombeiros confirma morte cerebral de sargento após acidente na BR-364

Corpo de Bombeiros confirma morte cerebral de sargento após acidente na BR-364

O 2° Sargento do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, Adão Freitas Ferreira, de 43 anos, teve a morte cerebral declarada na tarde desta quarta-feira (4) em Porto Velho. No último dia 25 de novembro, ele se envolveu em um grave acidente de trânsito na BR-364, altura de Ji-Paraná (RO), sentido Ouro Preto do Oeste (RO).

A informação da falência foi confirmada pelo coronel Gilvander Gregório, subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, após a divulgação do segundo laudo por um médico neurologista que constatou o óbito. Adão seguia internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave do Hospital Prontocordis, região central da cidade.

No dia da colisão, o sargento foi encaminhado ao Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, Zona Sul da capital. Ele apresentava fraturas na cabeça, joelhos e cotovelos, conforme informações do sargento dos bombeiros, Danilo Delevidoze, repassadas ao G1 à época.

A morte de Adão foi constatada pela primeira vez por volta das 16h30 de segunda-feira (3). Desde então, a família e o coronel aguardavam o segundo laudo médico sobre o caso. “O primeiro médico definiu como morte encefálica. Adão estava respirando apenas por aparelhos”, contou.

“É muito duro para nós perder um irmão de farda”, disse o coronel Gilvander Gregório.

Segundo Gilvander, Adão completou exatos 16 anos de serviço com o Corpo de Bombeiros no último domingo (2). Foi da primeira turma de soldados da corporação no estado.

De 2002 a 2012, trabalhou no Batalhão do Corpo de Bombeiros em Guajará-Mirim. O comandante dos bombeiros na cidade, Josimar Bragado, descreveu Adão como dedicado, prestativo e estudioso.

“Ele só saiu daqui quando foi encaminhado para Porto Velho por conta do curso de sargento. Depois disso, seguiu para Ouro Preto do Oeste, onde estava até então. Ele era dedicado demais. Estava no último ano do curso de Direito. É difícil e lastimável o que aconteceu com ele. Adão era um guerreiro”, disse.

Os bombeiros emitiram uma nota de pesar lamentando a morte do sargento. No texto, a corporação trata Adão como um “militar exemplar” e “cumpridor de seus deveres”.

O velório do sargento deve acontecer nesta terça-feira, na capela da Associação Tiradentes da Polícia Militar de Rondônia (Astir), em Porto Velho. O corpo será sepultado na quarta-feira (5) em Guajará-Mirim (RO).

O acidente

Por volta das 10h do dia 25 de novembro, o sargento estava no veículo particular com sua namorada e seu enteado de 12 anos, quando, em uma curva, o carro teria aquaplanado por causa da chuva. Após isso, o veículo teria invadido a pista contrária e batido contra o carro em que estava o deputado Léo Moraes.

O menino de 12 anos teve uma fratura no braço direito e machucou o baço. A namorada do sargento, de 33 anos, ferimentos leves.

Sargento estava acompanhado da namorada e enteado no momento do acidente — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Sargento estava acompanhado da namorada e enteado no momento do acidente — Foto: Reprodução/Redes Sociais

A assessoria do João Paulo II confirmou que o sargento deu entrada no hospital com fraturas na perna e traumatismo craniano.

O deputado Léo Moraes cumpria agenda política no interior do estado e estava a caminho de Porto Velho no momento do acidente. No veículo também estavam o motorista e um fotógrafo. Os três tiveram ferimentos leves.

Veja a íntegra da nota divulgada pelo Corpo de Bombeiros sobre a morte de Adão Freitas Ferreira:

Nota de pesar

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, junto com seus Oficiais e Praças, vem a público, com imenso pesar, lamentar o falecimento do 2º SGT BM ADÃO FREITAS FERREIRA, natural de Guajará Mirim. Incorporou às fileiras do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia ao lograr término de Curso de Formação de Soldados em 02/12/2002. Em 07/04/2016, teve sua graduação elevada à Cabo Bombeiro Militar.

Em 26/10/11, finalizou com êxito o Curso de Formação de Sargentos e passou a ser 3º Sargento Bombeiro Militar do Estado de Rondônia, sendo lotado no 2º SGBM/2ºGBM em Ouro Preto do Oeste / RO, onde servia até os tempos atuais.

Militar exemplar, cumpridor de seus deveres e incontestável exemplo aos seus pares. Foi um anjo da guarda em terra, e agora, integrará a Briosa Companhia Celestial Dos Anjos da guarda para continuar sua inabalável missão de “Vida Alheia, Riquezas Salvar”.

Fonte: G1