Rondônia - 19 de dezembro de 2018
Home / Notícias / Esportes / São Paulo FC / Carlinhos Neves está de volta ao São Paulo – SPFC

Carlinhos Neves está de volta ao São Paulo – SPFC

O São Paulo definiu nesta quinta-feira (6) o retorno do preparador físico Carlinhos Neves. O profissional, que teve duas vitoriosas passagens pelo Tricolor, volta após oito anos para comandar a preparação física e fazer parte da comissão técnica fixa do clube.

“A chegada do Carlinhos representa uma qualificação ainda maior da nossa comissão técnica, por toda a experiência que tem, pela excelência reconhecida na função e pela ligação que tem com o São Paulo. É uma pessoa da minha absoluta confiança, que tenho certeza que contribuirá muito no comando da nossa preparação”, afirmou o executivo de futebol Raí.

A primeira passagem de Carlinhos Neves pelo São Paulo foi entre 1999 e 2000. Na ocasião, ajudou o clube a conquistar o título do Campeonato Paulista e a chegar à decisão da Copa do Brasil.

“Voltar ao São Paulo é uma honra, ainda mais atendendo a um chamado do Raí. É um desafio que me motiva muito e sinto que não haveria um lugar melhor para desempenhar meu trabalho neste momento, pelas pessoas envolvidas. Tenho o conhecimento da estrutura, dos profissionais e penso que posso contribuir muito”, afirmou Carlinhos Neves.

No primeiro retorno ao clube, em 2003, foi ainda mais vencedor e fez parte de campanhas históricas do São Paulo, como a das conquistas do Mundial de Clubes da FIFA, da Copa Libertadores da América e do Campeonato Paulista, todos em 2005, além do tricampeonato brasileiro consecutivo – 2006, 2007 e 2008.

Já no comando da preparação física da Seleção Brasileira, comandada à época por Mano Menezes, deixou o São Paulo em 2010 e agora retorna para qualificar ainda mais a comissão técnica e ajudar o clube a buscar novas conquistas.

Trajetória

Carlinhos Neves tem um longo histórico de títulos pelos clubes onde passou. Dentre outros, conquistou um Mundial de Clubes, duas Copas Libertadores da América, seis Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, um Torneio Rio-São Paulo, uma Supercopa da China, além de 15 campeonatos estaduais (sete Paranaenses, quatro Paulistas, três Mineiros e um Gaúcho).

O preparador-físico começou a carreira em 1977, no Coritiba, e no sul do país teve a oportunidade de trabalhar no Grêmio, no Atlético-PR, no Paraná Clube, no Maringá e no Pinheiros. Esteve ainda no Vitória, na Portuguesa e no Botafogo.

Em sua longa e vitoriosa carreira, fez história no arquirrival Palmeiras, onde foi bicampeão brasileiro e estadual, além de faturar o título do Torneio Rio São Paulo. Carlinhos também obteve grande destaque no Atlético-MG, onde participou de 430 jogos e conquistou uma Copa Libertadores da América, uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana e três campeonatos estaduais nas três passagens pela equipe mineira.

Ele teve também uma experiência fora do país, com uma passagem de dois anos pelo futebol chinês – trabalhou no Shandong Luneng, onde conquistou a Supercopa da China, em 2015, ao lado de Cuca. Em 2018, também esteve com o treinador no Santos, clube do qual se desligou ao final desta temporada, antes de acertar seu retorno ao Tricolor.