24.7 C
Ariquemes
segunda-feira, 25 março 2019, 08:06

Alinhamento de Ações do Detran é encerrado com palestras e orientações a servidores – Maranhão

imagem13-12-2018-02-12-49

imagem13-12-2018-02-12-50

Larissa Abdalla, diretora geral do Detran-MA, abrindo debates. (Foto: Divulgação)




Nesta terça-feira (11), o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) deu seguimento ao Encontro de Alinhamento de Ações do Órgão, na Orienta Consultoria, no Renascença. O evento reúne diretores e coordenadores, além de representantes de todas as 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) com o objetivo de planejar as ações do Detran-MA para 2019.

‘A Lei Seca no Brasil e no Maranhão’ foi o primeiro tema a ser debatido entre os participantes. Os debates foram conduzidos pela diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla; pela coordenadora de Educação para o Trânsito, Rosetânia de Farias; e pelo policial militar e coordenador do Projeto ‘Se Liga na Via’, Pábyo Mendes.

“Todos os nossos coordenadores, sejam eles da área da Educação para o Trânsito, habilitação ou veículos, precisam estar atualizados sobre a Lei Seca. Explicamos que ela irá funcionar em 2019 em todo o Maranhão, em caráter educativo e fiscalizatório”, destacou Larissa Abdalla.

Em seguida, a diretora Larissa Abdalla se reuniu com os chefes das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) para discutir as demandas dos municípios atendidos pelas unidades do Detran-MA e encontrar soluções para melhorar a prestação dos serviços oferecidos no interior do Estado.

Os coordenadores de habilitação assistiram à palestra sobre ‘Atendimento e Boas Práticas’, ministrada pela examinadora Luciana Maciel. Em seguida, a médica perita do Detran-MA, Rita Camarão, e o gestor da Junta Médica, Adson Guimarães, explicaram os procedimentos para o atendimento de pessoas com deficiência.

imagem13-12-2018-02-12-51

Tecnólogo de Segurança no Trânsito, Ílber Borralho, em palestra sobre legislação. (Foto: Divulgação)

Para o coordenador de habilitação da 7ª Ciretran, em Pedreiras, Luiz Eduardo, o encontro tem ajudado a esclarecer muitas dúvidas. “Esse momento está sendo muito proveitoso. Estamos tirando dúvidas sobre muitas situações que aparecem no nosso dia a dia na Ciretran. Esses encontros que visam a troca de experiências e elaboração de projetos e ações, fortalecem o compromisso de uma gestão que se preocupa com a qualidade dos serviços que oferece”, disse o coordenador.

Em outro ambiente, os coordenadores de veículos assistiram à palestra sobre ‘Gravação de Blocos de Motor e Troca de Placas e Lacres; Vistoria Lacrada’, ministrada pelo chefe da Vistoria, Bruno Arnold.

Os coordenadores de Educação para o Trânsito tiveram uma palestra sobre ‘Gestão e Manipulação no Banco de Dados’, ministrada pelo chefe da Divisão de Estatística, Raphael Coutinho, e a palestra sobre os ‘Sistemas do Detran-MA’, com o coordenador de Informática, Jorge Henrique da Silva.

O Encontro de Alinhamento de Ações do Detran-MA encerrou nesta terça-feira (11). Na programação do último dia do evento ainda constaram palestras sobre ‘Credenciamento’, ‘Procedimentos de Ouvidoria’, ‘Exames Teóricos e Práticos’ e ‘Procedimentos de Comunicação’.

Outras ações

Na tarde da segunda-feira (10), o diretor operacional do Detran-MA, David Ximenes, esteve reunido com chefes das Ciretrans para discutir e alinhar procedimentos de rotina. Enquanto isso, o psicólogo do Detran-MA, Rafael Rocha, ministrava uma palestra aos educadores e coordenadores de educação para o trânsito com o tema ‘O Impacto das Ações de Trânsito na Sociedade’.

“Foi interessante observar a disposição dos educadores para o desafio de inserir todos os personagens que participam do trânsito: motoristas, motociclistas, agentes de trânsito e pedestres”, afirmou o psicólogo.

O evento contou ainda com uma a palestra sobre ‘Atualização e Legislação de Trânsito’ ministrada pelo tecnólogo em Segurança do Trânsito, Ílber Borralho, para todos os participantes do evento.

“A Legislação de Trânsito está constantemente sendo revista e atualizada. Portanto é importante que as pessoas que trabalham com a orientação para o trânsito estejam sempre atentas a toda e qualquer alteração”, afirmou o tecnólogo.

Para coordenador de educação para o trânsito da 11ª Ciretran de Açailândia, Luís Carlos Mendes Júnior, o evento é uma oportunidade de trocar experiências. “Nesses encontros nós podemos compartilhar ideias e nos ajudar mutuamente a superar problemas comuns na nossa missão educativa”, destacou.

Já Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, ressaltou a importância da realização de eventos de alinhamento para a melhoria dos serviços oferecidos pelo órgão. “Dessa maneira nós temos a oportunidade de debater e planejar nossas ações para melhorar ainda mais os nossos resultados”, afirmou.

Comentários

Comentários

Últimas notícias: