Milhares de itens ordenados em prateleiras e caixas aguardam pelos donos. “Tem de tudo”, conta o inspetor de estação Joaquim Tito de Souza Filho, ao abrir as portas do depósito do Posto Central de Objetos Achados e Perdidos da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).
Milhares de itens ordenados em prateleiras e caixas aguardam pelos donos. “Tem de tudo”, conta o inspetor de estação Joaquim Tito de Souza Filho, ao abrir as portas do depósito do Posto Central de Objetos Achados e Perdidos da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). Foto: Tony Winston/ Brasília.
Os artigos mais perdidos são documentos, chaves, óculos e guarda-chuvas.
No posto, que fica na Estação Galeria, também estão remédios, moedas nacionais e estrangeiras, cartões do transporte público, bolsas, baldes, luvas de boxe, celulares e dentaduras.
De acordo com a empresa pública, de janeiro a novembro deste ano foram encontrados 8.071 objetos, e os locais onde as pessoas mais esquecem algo são as Estações Shopping e Central.
Foi o caso do servidor público David Duarte Amaral, de 52 anos. Na quarta-feira (12), ele recuperava um guarda-chuva esquecido, na semana anterior, na estação da Rodoviária do Plano Piloto.
“Eu o coloquei encostado no apoio de braço, estava com muita pressa e saí. Quando lembrei, já estava no ônibus, não dava mais para voltar”, conta. David ficou em contato por telefone com funcionários do posto para saber se o guarda-chuva chegaria por lá.
Essa não foi a primeira vez que ele recorreu ao serviço. “Outra vez esqueci uma bolsa, que foi encontrada. Entregaram aqui e consegui resgatar”, recorda.
O Posto Central de Objetos Achados e Perdidos do Metrô-DF funciona desde 1998.
O que fazer ao perder ou encontrar um objeto no Metrô?
Ao encontrar um objeto, o passageiro deve entregá-lo a um servidor do Metrô-DF, que o catalogará e encaminhará ao posto. “Se tiver um telefone, nós ligamos e pedimos para a pessoa vir buscar”, explica o inspetor Joaquim Tito.
Leia também
Centro de Treinamento Metroferroviário Tereza Eeico foi inaugurado nesta quinta (13)
Metrô recebe exposição fotográfica de jovens do sistema socioeducativo
Quem perdeu algo em alguma estação específica pode procurar qualquer funcionário no local para obter informações. Caso o item seja localizado, poderá ser retirado.
Do contrário, a recomendação é ir ao posto central ou entrar em contato pelo telefone (61) 3353-7337. O número atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Sugere-se dar o máximo de informações e características do item perdido.
O armazenamento é feito por 180 dias. Depois, os itens em boas condições são doados, e o restante é descartado.
Posto Central de Objetos Achados e Perdidos do Metrô-DFDe segunda a sexta-feiraDas 7 às 19 horasNa Estação Galeria(61) 3353-7337
Edição: Amanda Martimon
Galeria de Fotos