fbpx
32 C
Porto Velho
sábado, 20 abril 2019, 20:24

Estado revitaliza espaços públicos e proporciona mais qualidade de vida e lazer para a população – Maranhão

imagem20-01-2019-17-01-23

imagem20-01-2019-17-01-25

No bairro Jardim América, a praça, canteiro e a feira se transformaram em novos equipamentos públicos. (Foto: Divulgação)




Praças, feiras, canteiros, quadras esportivas e outros espaços públicos de diversão, lazer e comércio foram reformados ou construídos pelo Governo do Maranhão gerando mais qualidade de vida para a população. Por meio das ações da Agência Executiva Metropolitana (Agem), em parceria com a Prefeitura de São Luís, foram concluídas sete obras, existem mais quatro em obras em andamento, além de uma ordem de serviço que será emitida em breve para início de novos serviços. Além de promover a interação social, as ações melhoram a mobilidade urbana contribuindo para o bem-estar dos moradores das áreas contempladas.

Desde sua implantação, há dois anos, a Agem promove melhorias significativas com a execução de obras de forte impacto no cotidiano das comunidades, destaca o presidente da Agem, Lívio Jonas Corrêa. “Esse conjunto de obras estruturantes, algumas já entregues e outras em execução, vai proporcionar mais qualidade de vida a essas populações. São obras de interesse dos moradores e pelas quais eles aguardavam. A Agem vem trabalhando no sentido de atender a estas demandas”, reforça o gestor.

No bairro Jardim América, a praça, canteiro e a feira se transformaram em novos equipamentos públicos. Foi construída uma praça e equipada com playground, academia da saúde, novos mobiliários (bancos, mesas para jogos de dama, lixeiras), campo de futebol, estacionamento com vagas sinalizadas para pessoas com deficiência, acessibilidade com piso tátil, além de canteiros arborizados e rampas de acessibilidade.

A feira do bairro passou a contar com 80 boxes padronizados – fixos e móveis – onde são comercializados pescados e mariscos e demais produtos. “A proposta destas obras de urbanização é oferecer aos moradores espaços adequados e equipados que promovam o lazer e o bem-estar da comunidade”, pontuou Lívio Jonas Corrêa.

Na Camboa, os serviços contemplaram ações de requalificação urbanística, adequando o espaço com acessibilidade, sinalização, novo e moderno sistema de iluminação pública e paisagismo. Foi realizada, também, a recuperação do meio-fio, paginação do piso, alvenaria em tijolo cerâmico, pintura em acrílico e ações de paisagismo. Os serviços trouxeram melhorias diretas a moradores da Camboa, Vila Gorete e adjacências.

imagem20-01-2019-17-01-26

Bairro Vila Luizão teve reformada a quadra poliesportiva com construção de arquibancada. (Foto: Divulgação)

Na Avenida Ferreira Gullar, bairro São Francisco, o canteiro ganhou calçamento e passeio público, quadra poliesportiva, área livre para atividades diversas, estacionamento e acessibilidade. Uma das áreas mais populosas da capital, o Itaqui-Bacanga, foi contemplada com a revitalização da praça Vila Dom Luís. O espaço ganhou academia de ginástica, um palco coberto, quadra de esportes, além de melhorias na iluminação.

O bairro Vila Luizão teve reformada a quadra poliesportiva com construção de arquibancada para 70 pessoas, bicicletário, depósito e área verde. Primeira obra entregue na zona rural de São Luís, a praça da Vila Esperança conta agora com academia de saúde, quadra esportiva, novo mobiliário e estacionamento. E na Vila Magril, a praça também foi contemplada com equipamentos, mobiliários e acessibilidade. Antes, a área servia como depósito de entulho e sucatas, ameaçando riscos à saúde e segurança dos moradores.

Mais urbanização

A Agem em parceria com a Prefeitura de São Luís está dando andamento a outras obras estruturantes de urbanização. A praça Bom Jesus está em fase de conclusão da concretagem do piso, para, em seguida, ser iniciada a colocação de área verde, pintura, instalação de playground e academia ao ar livre.

Já no bairro Bequimão, a construção de passeio público e uma academia ao ar livre vão melhorar o cenário da Avenida 1. As obras estão em finalização de drenagem e compactação do solo, para posterior execução do piso cimentado do passeio.

No Angelim, os serviços de alargamento da Avenida Jerônimo de Albuquerque seguem com drenagem pluvial, prolongamento da área, assentamento de tubos de concreto e de dispositivos de coleta, além de terraplanagem.

Comentários

Comentários

Últimas notícias: