Entrevista com CEO da MF Press Global, Fabiano de Abreu, tiramos algumas dúvidas de usuários que queiram adquirir o tão sonhado selo de verificação.
Proprietário da empresa MF Press Global, Fabiano de Abreu é considerado por jornalistas nacionais e internacionais como o recordista na criação de personagens para imprensa.
Em entrevista com o assessor de imprensa, jornalista, filósofo e também escritor sobre a febre do selo de verificação, tão desejado por influenciadores digitais, empresas e pessoas públicas na rede social. A necessidade do selo de verificação, aquele selo azul no Facebook e Instagram parece diferenciar as pessoas nesse mercado concorrido de “influencers” e pessoas que buscam notoriedade.
Fale um pouco sobre o seu trabalho e a sua empresa Sou assessor de imprensa e ‘personal branding’. Eu crio personagens e dou notoriedade a ele, protegendo-o e trazendo relevância à sua imagem com credibilidade e respeito, para que traga um resultado financeiro e popularidade com admiração.
Um ‘personal branding’ faz o que exatamente? Faço um mapeamento do cliente, sua vida, história, talentos e aptidões. Tem muito o lado psicológico para traçar um perfil que tenha boa aceitação pública. Não escrevo artigos que não possam atrair notoriedade com admiração. O objetivo de todos é crescer financeiramente para não só bancar a vida pessoal, mas para crescer profissionalmente e manter a boa imagem.
A MF Press Global tem algum convênio com o Facebook? Não existe nenhuma empresa conveniada ao Facebook. Uma multinacional tão grande como o Facebook, dono do Instagram, não faria laços com nenhuma outra empresa colocando qualquer possível risco na sua credibilidade. A ligação que temos com o Facebook é pelo fato de termos diversos artistas famosos na agência a muitos anos e também trabalharmos com mídia social.
Como uma pessoa consegue o selo de verificação? O selo de verificação é um selo que comprova que você é você. Ele é dado a pessoas públicas e relevantes.
Uma pessoa comum consegue o selo de verificação? Não existe pessoas comuns, existem pessoas que não investem em uma assessoria de imprensa para serem notadas. Isso é uma questão de marketing pessoal. Quem não é visto não é lembrado. Toda e qualquer pessoa tem um talento. Já assessorei até corretor de plano de saúde e ele hoje é um dos mais requisitados. Para o selo é necessário argumentações.
Quais são essas “argumentações” para se conseguir o selo? Juntamos dados pessoais e matérias na imprensa. Mas não adianta juntar matérias em sites que não tenham relevância ou artigos publicitários. Os sites de notícias e jornais precisam ser relevantes para que seja reconhecido. E precisa de um período nem que seja curto de matérias. Como posso dizer que a pessoa é uma pessoa pública se ela tem apenas uma matéria. Quem é público está sempre na mídia.
Qual o perfil mais fácil de conseguir o selo? Políticos, é o mais fácil, mas tem vários outros perfis que também possui o selo.
Você disse que a MF Press Global trabalha com mídia social, o que exatamente sua empresa faz? Somos uma empresa de assessoria de imprensa, mídia social, press release, consultoria de imagem, marketing, publicidade e web. Por isso temos argumentos para tornar uma pessoa pública, pois trabalhamos tudo o que uma pessoa precisa.
Fiquei sabendo que muitas pessoas que sofreram ‘golpes’ de possíveis “vendedores” de selo o procuram. Pode nos contar mais sobre isso? Há um monte de pessoas que se diz assessor de mídia social e diz que consegue o selo. Estão aproveitando a necessidade das pessoas em adquiri-lo para dar golpes. Não são todos, mas é a maioria. São muitas as pessoas que tomaram prejuízo e a polícia não está sabendo agir por falta de conhecimento. Nos colocamos a disposição para ajudar as autoridades sobre esse assunto.
Como uma pessoa que quer adquirir o selo pode se prevenir de golpes? Não se contrata pessoas e empresas sem histórico atualmente. Tem que buscar mais referências da pessoa ou empresa contratada. Primeiro busquem pessoas que tenham empresas, segundo, pesquise seus nomes na internet, em sites como Reclame Aqui e no Google. Faça uma pesquisa ampla para saber com quem está lidando. Veja quem são seus clientes, tente até mesmo pegar referência com seus clientes. E o principal, nunca pague adiantado.
Chegou a nosso conhecimento que vocês são os recordistas em conseguir selos de verificação, confirma isso? Qual o motivo dessa concentração de selos pela MF Press Global e não por outras empresas? Dizem que somos os recordistas, na verdade muitas agencias de mídia social nos contatam ou nos indicam. Eu prefiro dizer que temos os argumentos que precisam para o selo e somos bons em criar personagem sem parecer algo inventado. Não gosto disso de ter que ter o selo, gosto que a pessoa se preocupe em propagar sua imagem. Isso vale mais que ter um selo. Do que adianta ter um selo e depois buscarem seu nome no Google e não acharem nada de relevante.
Acredito que a concentração se dá pela credibilidade. Estamos a muitos anos no mercado e já nos conhecem, confiam, ter um bom histórico é algo que não tem preço. Sei sim tudo o que precisa para ter argumentos para conseguir o selo. Mas não prometo selos pois quem dá selo é o Facebook e eu não sou o Facebook. E as pessoas precisam entender que para tudo há um investimento e uma força de vontade.
Obrigado pela entrevista Fabiano, caso queiram saber mais informações sobre você e sua empresa onde podem encontrá-lo? Obrigado pelo interesse em um assunto tão importante. Bom, temos sites e rede social, www.pressmf.global, o meu pessoal www.deabreu.pt mas no meu Instagram tem o link do meu WhatsApp onde a pessoa pode falar diretamente comigo que é o @assessorfabianodeabreu.
Fonte: MF Press Global