Atividades de acolhimento aos novos estudantes do IEMA (Foto: Divulgação)
De acolher, o substantivo masculino acolhimento significa atenção, consideração, refúgio, abrigo, agasalho. No Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), acolhimento é bem mais: é uma das metodologias de êxito, desenvolvidas nas unidades plenas, e um dos elementos do modelo pedagógico do Instituto. Está presente no calendário acadêmico da escola. A ideia é receber com festa quem está chegando.
O reitor do IEMA, Jhonatan Almada, explica que o acolhimento é um dos diferenciais do modelo pedagógico da escola e o reconhecimento, o respeito à pessoa que chega com as suas características e a sua história. “Quem chega é reconhecido como sujeito e tem a sua história registrada, seus sonhos identificados”, disse.
O reitor avalia que a edição deste ano do acolhimento foi bem produtiva, com muita emoção e engajamento por parte dos jovens protagonistas. “Fizeram camisas para o evento e se esforçaram para receber bem os novatos e mostraram o que o IEMA pode realizar na vida deles”, afirmou.
A metodologia, que alcançou êxito no IEMA, é a primeira etapa da construção do projeto de vida dos estudantes que ingressam no Instituto. Acontece nos primeiros dias de aula. Este ano, foi de 11 e 12 de fevereiro nas unidades plenas do IEMA instaladas em Axixá, Bacabeira, Brejo, Cururupu, Matões, Pindaré-Mirim, São Luís Centro, São Luís Bacanga e Timon. Antes de acolher os novatos, os jovens protagonistas participaram de uma formação uma sena antes.
Durante esse período, os alunos são recepcionados na escola por um grupo de jovens protagonistas. Uma das etapas do acolhimento consiste em atividades e dinâmicas de grupo que objetivam despertar nos alunos que estão chegando os valores e as bases para a sua formação como cidadão autônomo, competente e solidário.
A estudante Anna Luiza Monteles Oliveira, 18 anos, aluna do curso técnico em Meio Ambiente, da unidade plena de São Luís (Centro) já foi acolhida e, este ano, atuou como jovem protagonista acolhendo os novos colegas. “O acolhimento é fundamental porque faz bem tanto para quem está chegando e é acolhido como para quem acolhe”, disse.
Atividades de acolhimento aos novos estudantes do IEMA (Foto: Divulgação)
A estudante lembra que foi acolhida e que isso influenciou na sua forma de ver a escola. “Ajuda na adaptação e no desenvolvimento do aluno. Ser acolhido por professores, gestores e colegas torna tudo mais fácil e bem mais simples”, completou.
João Vitor Reis Meireles, de 16 anos, do curso técnico em serviços jurídicos (unidade plena São Luís /Cento), também participou do atendimento como jovem protagonista acolhedor. O estudante elogia a iniciativa e avalia a iniciativa como um diferencial do IEMA.
“Na maioria das escolas, quando você chega é logo para começar a rotina de estudos. Aqui, tem um período de adaptação, primeiro você é acolhido. É meu primeiro ano como jovem protagonista acolhedor e eu me senti lisonjeado”, disse.
“Foi uma experiência nova para os alunos que chegaram, mas também para mim. É uma experiência diferente. Me senti acolhido por eles também, conheci pessoas e pude fazer novas amizades”, afirmou o estudante.
Mércia Cristina Gomes Cavalcante, professora de Sociologia e Projeto de Vida na UP São Luís/Centro, participou do acolhimento. Com a experiência de quem vivenciou outras edições do atendimento.
Atividades de acolhimento aos novos estudantes do IEMA (Foto: Divulgação)
“Observo o envolvimento com a escola, não apenas por parte dos professores e dos alunos, mas também pelos pais e mães que estão cheios de esperança. As expressões no rosto e no olhar deles é de quem quer entender o que está acontecendo, querem essa nova escola para os filhos”, disse Mércia.
“Todo esse envolvimento nos faz pensar e refletir que, muitas vezes, esse não é só o sonho do jovem, mas pode ser dos pais, especialmente dos que não tiveram a oportunidade de estudar em uma boa escola”, acrescentou.
Ela observou que os acolhidos falam dos seus sonhos e das suas esperanças e constroem a escada dos sonhos. Todo o material produzido pelos alunos é guardado e servirá de subsídio aos professores para trabalhos futuros, principalmente aos professores de projeto de vida.
Iniciado o período letivo, o acolhimento continua em todas as unidades do IEMA, mas agora como acolhimento diário, que ocorre nas primeiras horas do dia. Será realizado de forma planejada, intencional e fundamentado nos princípios da Pedagogia da Presença.
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