segunda-feira, 14 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Pré-Carnaval: Saúde alerta para vacinação contra febre amarela | São Paulo

19/02/2019
in São Paulo

Por meio das ações da Secretaria da Saúde, o Governo do Estado convoca todos os paulistas para a imunização contra a febre amarela antes de viagens do feriado prolongado de Carnaval, no caso de quem ainda não se protegeu. Vale lembrar que a vacina está disponível na rotina dos postos da rede pública e leva dez dias para garantir proteção efetiva.

Desse modo, o ideal é que os foliões procurem as unidades de saúde até a próxima terça-feira (19), especialmente quem deseja seguir para áreas de mata e ribeirinhas. “Aos que tomarem a vacina em período inferior a dez dias, recomendamos que evitem entrar em áreas verdes, usem repelentes, roupas compridas e de cor clara para reforçar a prevenção”, explica a diretora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato.

Todo o Estado tem recomendação da vacina, devido à circulação do vírus. Assim, todos os cidadãos em território paulista devem se imunizar. A vacina é indicada para pessoas a partir dos 9 meses de idade.

Orientações

Os pacientes portadores de HIV positivo e transplantados devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina. Não há indicação de imunização para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses de idade e imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (a exemplo de lúpus e artrite reumatoide).

A cobertura vacinal contra febre amarela em São Paulo é de 70%, em média, com variação entre as regiões. Nos últimos dois anos, mais de 15 milhões de pessoas foram vacinadas contra a febre amarela no Estado.

O número é duas vezes maior que o vacinação da década anterior, com 7 milhões de pessoas imunizadas entre 2006 e 2016. Vale destacar, ainda, que não há casos de febre amarela urbana no Brasil desde 1942.

De acordo com balanço divulgado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, de janeiro até a primeira quinzena de fevereiro deste ano, foram confirmados 36 casos de febre amarela silvestre no Estado, dos quais nove evoluíram para óbitos. Em 2018, houve 502 notificações e 175 mortes. Em 2017, foram 74 registros e 38 óbitos.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/pre-carnaval-saude-alerta-para-vacinacao-contra-febre-amarela

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.