25.4 C
Ariquemes
domingo, 24 março 2019, 21:20

O que faz um Guarda Municipal de Belo Horizonte – MG?

Olá concurseiros mineiros! Com a excelente notícia da publicação do edital do novo concurso Guarda Municipal de Belo Horizonte – MG, é essencial estar preparado para o certame!




Mas afinal, você sabe o que faz um Guarda Municipal de Belo Horizonte – MG? A Nova Concursos preparou com exclusividade esse artigo para sanar todas as dúvidas sobre a profissão.

Então mãos à obra!

O que faz um Guarda Municipal de Belo Horizonte – MG?

A Guarda Municipal é uma instituição cuja o papel é manter a ordem a pública na capital mineira, com articulação permanente com a rede de serviços da Prefeitura de Belo Horizonte/MG.

Tem como função agir na defesa dos direitos dos cidadãos e na proteção preventiva municipal. Exercendo o policiamento comunitário preventivo no município, atuando juntamente com as forças de segurança pública estaduais, que são representadas pelas Polícias Civil, Militar e Federal.

O guarda municipal é um profissional de confiança e deve estar atento o tempo todo com os acontecimentos no município. Precisa conhecer bem o local de trabalho, como funciona o dia a dia da cidade, atuando de caráter preventivo de modo a identificar e proibir qualquer ação suspeita ou delituosa.

A Guarda Municipal teve sua criação no ano de 2003, com base na Lei Municipal 8.486, subordinada à atual Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção. A GMBH conta com um efetivo de mais de 2.050 agentes.

Em janeiro de 2017, a Guarda Municipal de Belo Horizonte assumiu uma nova responsabilidade na vida da população, atuando não somente na defesa do patrimônio público, mas também em ações preventivas contra a criminalidade.

Esse novo modelo de atuação surgiu para cumprir as determinações da Lei Federal 13.022, que atribuiu às Guardas Municipais do país a função de desenvolver ações de prevenção primária a violência em conjunto com as forças de segurança estadual e federal.

Em Belo Horizonte, além das operações Viagem Segura e Sentinela, outras iniciativas passaram a ser desenvolvidas com essa nova postura da proteção municipal preventiva.

Atribuições do Guarda Municipal de Belo Horizonte – MG

Para se tornar uma Guarda Municipal, o interessado deve ser cortês, respeitando as normas e ter boas relações com os colegas da corporação.

É essencial ter noções das leis municipais, estaduais e nacionais, respeitando todos os cidadãos no seu direito de ir e vir.

A honestidade precisa fazer parte do seu caráter, defendendo a cidade e os cidadãos com coragem e disponibilidade, tendo no seu conhecimento o território e trabalhando sempre de forma preventiva.

Como se tornar um Guarda Municipal de Belo Horizonte – MG?

Para se tornar um Guarda Municipal, é necessário que o interessado se inscreve em um concurso público.

A escolaridade exigida é que o candidato tenha nível médio completo, com idade mínima de 18 anos na data da posse.

Para candidatos do sexo masculino é exigido uma altura mínima de 1,65m e para candidatos do sexo feminino a exigência é de 1,60m. Além de ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

O certame é composto pelas seguintes avaliações:

♦ Prova Objetiva;

♦ Prova de Títulos;

♦ Prova de Capacidade Física;

♦ Sindicância Social;

♦ Avaliação Psicológica.

Gráfico Matérias GM BH

» Prepare-se com a Apostila Guarda Municipal de Belo Horizonte – MG + 2 BÔNUS (GRÁTIS) «

Com a leitura desse artigo e a certeza da sua vocação para a profissão. A Nova Concursos conta com materiais exclusivos que irão auxiliar na sua preparação, para que você conquiste a tão sonhada vaga!

Últimas notícias: