22.8 C
Ariquemes
sábado, 23 março 2019, 15:02

Um velho novo adversário

Por Gabriel Santana, do Centro de Memória




Na próxima sexta-feira o Santos enfrenta o Grêmio Novorizontino pela quarta vez na história. Mas quem acompanha o futebol paulista desde a década de 80 certamente irá estranhar esse curto histórico entre o Alvinegro e o Novorizontino.

A explicação é simples: o Novorizontino vice-campeão paulista de 1990 não existe mais. O mesmo encerrou suas atividades em 1999. O atual Grêmio Novorizontino surgiu em 2010. Há uma pequena diferença nos escudos das duas agremiações, além da diferença no nome. O antigo clube de Novo Horizonte chamava-se Grêmio Esportivo Novorizontino, e o atual, Grêmio Novorizontino.

Em 2016, pela primeira vez, o atual Novorizontino conseguiu o acesso à elite do futebol paulista e confrontou a equipe santista no estádio Jorge Ismael de Biasi. A partida teve diversas reviravoltas e terminou com um empate de 3 a 3.

Gabriel abriu o placar para o Santos já no fim do primeiro tempo, Pereira empatou para o time da casa, e Lucas Lima, logo em seguida, colocou o time da Vila novamente na frente. Fagner e Lima viraram o jogo, e aos 39 minutos Victor Ferraz empatou novamente, dando números finais à partida.

Em 2017 o duelo foi realizado na Vila Belmiro e terminou com vitória santista por 3 a 1. Já no ano passado, em novo embate no Jorge Ismael de Biasi, triunfo da equipe da casa por 2 a 1.

Curiosidade: o Santos enfrentou o antigo Novorizontino em 17 ocasiões. Venceu seis, empatou cinco e perdeu outras seis vezes. Marcou 20 gols e sofreu outros 17.

Artilheiros santistas do confronto
1 – Kayke, dois gols.
2 – Gabriel, Lucas Lima, Victor Ferraz, Thiago Ribeiro e Yuri Alberto, um gol.

Últimas notícias: